AchèAchè
    search
    Título

    Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

    Meu Corpo
    Ouvido, Nariz e Garganta

    Por Dra. Flavia Cohen

    24 de maio de 2023

    O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais com as crises de garganta inflamada, que tendem a causar muita dor, irritação e tosse intensa. 

    A boa notícia é que é possível tratar e prevenir esse problema tão incômodo ao longo da temporada mais fria do ano. Quer saber o que é bom para garganta inflamada? O Cuidados Pela Vida entrevistou a infectologista Flávia Cohen, que separou dicas importantes sobre o que fazer. Veja só!

    O que causa inflamação na garganta durante o inverno? 


    Para muita gente, é impossível ignorar as mudanças que acontecem no clima quando uma frente fria se aproxima ou em épocas de mudança de estação, já que o próprio corpo começa a dar os primeiros sinais de que o tempo vai virar: o
    nariz congestiona, a garganta fica seca, aí vem a tosse e, quando você menos espera, a inflamação na garganta já está instalada. 

    Mas, por que isso acontece com maior frequência no inverno? A médica explica o motivo:

    “Com o frio, os vírus acabam circulando com maior facilidade, se espalhando em busca de um hospedeiro quente e úmido – o corpo humano. Como no inverno circulamos mais por ambientes fechados e sem ventilação, a proliferação é maior”. Por isso, é tão importante fortalecer as defesas do organismo para se adaptar a esse período, especialmente quem pertence aos chamados grupos de risco: crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e com problemas de imunidade. 

    Garganta inflamada: sintomas são fáceis de identificar! 


    As causas da
    garganta inflamada acabam variando bastante, principalmente durante o inverno. De acordo com a infectologista, o quadro pode surgir em decorrência de alergias, sinusites, gripes e resfriados, que são mais frequentes nessa época do ano. “Nesses casos, a dor na garganta acaba se tornando um sintoma consequente e, muitas vezes, inevitável, acarretando febre e dor em todo corpo”, afirma a Dra. Flávia. Além desses, conheça outros clássicos sintomas de garganta inflamada:

    • Inchaço na mucosa;
    • gânglios linfáticos inchados no pescoço;
    • vermelhidão;
    • alteração na voz (rouquidão);
    • tosse seca;
    • dificuldade de engolir;
    • mau hálito;
    • perda de apetite. 

    Como evitar a garganta inflamada no inverno? Confira dicas de uma infectologista!

     

    Embora pareça impossível evitar a garganta inflamada durante o inverno, a especialista garante que existem maneiras de prevenir o problema. Veja só como:

    • Reforçar a imunidade;
    • evitar ambientes que são mais propícios para a proliferação do vírus, como escritórios e cômodos com grande circulação de pessoas e pouca ventilação;
    • reforçar cuidados com a saúde;
    • adotar uma alimentação equilibrada;
    • manter uma rotina saudável de sono;
    • fazer exercícios físicos regularmente

    Caso não seja possível evitar ambientes fechados e cheios de gente, procure abrir as janelas e arejar os locais com certa frequência. Outra dica crucial é respeitar o calendário de vacinação da sua cidade. Lembre-se que a vacina é o primeiro passo para combater e prevenir o aumento dos casos de doenças respiratórias. Para saber se está na sua vez de tomar a vacina contra gripe e COVID-19, procure um posto de saúde perto da sua casa.

    Qual é o melhor remédio para inflamação na garganta? Tratamento muda com a causa!

     

    Antes de tratar a garganta inflamada por conta própria com uma medicação que você já tem em casa, procure sempre um especialista para diagnosticar a verdadeira origem do problema, que pode ser bacteriana ou viral. Essa parte é fundamental para garantir um tratamento eficaz e rápido! “Fora isso, como tratamentos paliativos, você pode usar o própolis com mel, beber chás (o quentinho irá aliviar a sensação de desconforto), não fumar e beber muito líquido”, recomendou a infectologista. 

    Seguindo todos esses cuidados corretamente, você consegue reforçar sua saúde e prevenir o quadro de garganta inflamada não só durante o inverno, mas no ano inteiro!

    Tags
    dor de garganta
    garganta inflamada
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes