search
    Título

    Dor de garganta constante pode ser um problema sério?

    Gripe e resfriado

    Por

    A dor de garganta constante é um sintoma que provoca um incômodo tão grande que é capaz até de atrapalhar uma pessoa a se alimentar. Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

    Sintomas que acompanham a dor de garganta devem servir de alerta


    Além da frequência com a qual a dor de garganta aparece, a presença de outros sintomas também deve chamar a atenção dos pacientes. “Há vários outros sintomas que podem vir acompanhados e que podem indicar a suspeita de uma simples causa alérgica ou irritativa, de uma infecção ou até um tumor”, diz o profissional.
    Febre, mal-estar, rouquidão, nódulos no pescoço e dores no corpo são alguns exemplos.
    A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório. Já a amigdalite, que também provoca dor na garganta, é a inflamação das amígdalas, que surge geralmente como resultado de uma infecção viral ou bacteriana.

    Dor na garganta: o que pode ser?


    Segundo o otorrinolaringologista, outro problema que frequentemente gera
    dor de garganta constante é o refluxo gastroesofágico. A doença faz com que o suco gástrico reflua do estômago para a região da garganta, podendo afetar nariz, ouvidos e pulmões. No início do quadro, o paciente pode apresentar fraqueza na voz, tosse e pigarro na garganta.
    Ao desconfiar da dor de garganta frequente, é importante procurar um médico rapidamente para avaliar o quadro e descobrir a causa. “Além do exame físico, um dos exames mais indicados como início de investigação é a endoscopia das vias aéreas superiores, em que se examinam as fossas nasais e a faringe até chegar à laringe”, recomenda o especialista.

    Quando pensar em COVID-19?

    A COVID-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus conhecido como SARS-CoV-2, que apresenta principalmente sintomas respiratórios muitas vezes semelhantes a quadros gripais.

    Os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca, sendo que alguns pacientes podem apresentar ainda dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Em alguns casos também pode causar tosse com catarro. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

    O sintoma que merece maior atenção e que deve ser levado em consideração para que os pacientes procurem imediatamente um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar.

    Se você tiver dúvidas sobre os sintomas e diferenças entre a Gripe, Resfriado e Coronavírus, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/comparacao-entre-os-sintomas-resfriado-comum-gripe-e-covid-19

    Referências:

    1. Wei-jie Guan et al. Comorbidity and its impact on 1,590 patients with COVID-19 in China: A Nationwide Analysis. MedRxiv 2020.
    2. Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/o-ministro/746-saude-de-a-a-z/46490-novo-coronavirus-o-que-e-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-3 acessado em 13/04/2020.


    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes