search
Título

O que fazer para aliviar a dor de garganta?

Gripe e resfriado

Por

A dor de garganta é um sintoma que se desenvolve em diferentes quadros, sendo eles, em sua maioria, de doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves. Portanto, o incômodo tende a ser eliminado por meio do tratamento específico de cada um desses quadros.

Métodos para curar e aliviar a dor de garganta


“A dor de garganta é um sintoma presente em diversas doenças. Pode ter múltiplas etiologias, desde infecciosa (bacteriana, viral,  fúngica) até neoplásicas (câncer)”, comenta a infectologista Naihma Salum Fontana. Os tipos mais comuns de infecção viral são as gripes e resfriados. Inflamação nas cordas vocais também costuma ser viral e causa dor de garganta.

Em muitos casos a dor de garganta é tratada com analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, mas é possível complementar o tratamento com medidas caseiras, que ajudam a aliviar o desconforto. Dois exemplos são o composto de duas colheres de mel enriquecido com cinco gotas de própolis e o chá de gengibre com canela.

Outras causas de dor de garganta e importância do diagnóstico rápido


Quando a dor de garganta dura mais de uma semana, tudo indica que ela seja causada por substâncias irritantes ou lesões. Sendo assim, baixa umidade, poluição do ar e forçar a voz contribuem neste sentido. Além disso, o tabagismo e respirar pela boca, levando sujeira e bactérias para a garganta, contribuem para o agravamento do quadro.  

Como várias condições podem causar a dor de garganta, é importante procurar um médico para que diagnóstico e tratamento sejam feitos o quanto antes. “Um bom médico saberá fazer o diagnóstico preciso, e receitar o tratamento correto para seu alívio e resolução”, afirma Naihma.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes