search
Título

O que fazer para aliviar a dor de garganta?

Gripe e resfriado

19 de outubro de 2023

A dor de garganta é um sintoma que se desenvolve em diferentes quadros, sendo eles, em sua maioria, de doenças infecciosas (virais ou bacterianas) ou inflamações leves. Portanto, o incômodo tende a ser eliminado por meio do tratamento específico de cada um desses quadros.

Métodos para curar e aliviar a dor de garganta


“A dor de garganta é um sintoma presente em diversas doenças. Pode ter múltiplas etiologias, desde infecciosa (bacteriana, viral,  fúngica) até neoplásicas (câncer)”, comenta a infectologista Naihma Salum Fontana. Os tipos mais comuns de infecção viral são as gripes e resfriados. Inflamação nas cordas vocais também costuma ser viral e causa dor de garganta.

Em muitos casos a dor de garganta é tratada com analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, mas é possível complementar o tratamento com medidas caseiras, que ajudam a aliviar o desconforto. Dois exemplos são o composto de duas colheres de mel enriquecido com cinco gotas de própolis e o chá de gengibre com canela.

Outras causas de dor de garganta e importância do diagnóstico rápido


Quando a dor de garganta dura mais de uma semana, tudo indica que ela seja causada por substâncias irritantes ou lesões. Sendo assim, baixa umidade, poluição do ar e forçar a voz contribuem neste sentido. Além disso, o tabagismo e respirar pela boca, levando sujeira e bactérias para a garganta, contribuem para o agravamento do quadro.  

Como várias condições podem causar a dor de garganta, é importante procurar um médico para que diagnóstico e tratamento sejam feitos o quanto antes. “Um bom médico saberá fazer o diagnóstico preciso, e receitar o tratamento correto para seu alívio e resolução”, afirma Naihma.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Lavagem nasal pode ajudar a evitar problemas respiratórios?

Em geral, a higiene das vias nasais não é levada tão a sério quanto a de outras regiões do corpo, como a boca (dentes), por exemplo. No entanto, a prática é muito importante para evitar problemas respiratórios e outros males, tais quais mal-estar e doenças de ouvido ou garganta. Por isso mesmo ela deveria ser […]

Artigos
Sintomas de asma e bronquite podem ser confundidos com os sintomas do novo coronavírus?

A COVID-19 é o nome dado à doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma manifestação clínica que pode variar desde um quadro sem nenhum sintoma até uma infecção respiratória grave. Um dos sintomas mais frequentes é a falta de ar: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 20% das pessoas infectadas pelo vírus […]

Artigos
Vacinação contra a Gripe

A INFLUENZA uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, […]

Converse com um dos nossos atendentes