AchèAchè
search
Título

Gripe: O que fazer quando começamos sentir dor de garganta?

Cuidados e Bem-estar
Gripe e resfriado

Por

19 de outubro de 2023

Apesar de a gripe ser um problema que pode afetar a saúde do corpo ao longo de todo o ano, basta o inverno chegar para que o número de diagnósticos aumente consideravelmente. A doença provoca uma série de sintomas, como febre, tosse, coriza e dores no corpo. A garganta também é afetada pela gripe e pode ser uma fonte de grande desconforto.

 

Dor de garganta pode ser tratada com analgésicos e antitérmicos

 

Ao sentir incômodo na região da garganta, é necessário procurar um médico. “O paciente com dor de garganta precisa ir ao consultório médico para uma avaliação porque o sintoma é causado por muitas doenças e problemas diferentes”, afirma a otorrinolaringologista Isabela Oliveira. Se o profissional verificar que é um caso de gripe, o paciente deve iniciar o tratamento para se livrar dos sintomas.

Nos casos de gripe, o uso de antibióticos não ajuda, já que a infecção é causada por vírus e não por bactérias. “É comum que, a qualquer sinal de dor de garganta, muitos acreditem que seja necessário começar a tomar antibióticos. A dor de garganta de origem viral é oito vezes mais frequente que a de origem bacteriana, e nesse caso, o tratamento é feito apenas com analgésicos e antitérmicos”, destaca a especialista.

 

Gargarejos, gengibre e própolis aliviam dor de garganta

 

O paciente pode recorrer também a algumas medidas caseiras. “O gargarejo mais recomendado é de água morna com pouco sal. A prática traz um alívio sintomático, se for realizada várias vezes ao dia. Nunca faça gargarejos e bochechos com vinagre ou limão”, recomenda Isabela. É preciso lembrar, entretanto, que estas atitudes não curam o problema, mas podem auxiliar no alívio dos sintomas, especialmente em conjunto com a medicação.

A médica também indica o uso de pastilhas analgésicas e o consumo de gengibre e própolis na forma de chás e balas, por exemplo. Estas substâncias têm ação anti-inflamatória e ajudam a aliviar a dor de garganta. O gengibre também estimula a salivação, lubrifica as cordas vocais e melhora a condição do local agredido pelo vírus da gripe. Manter a garganta hidratada, mas sem abusar da água gelada, também é importante.

 

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Gripe na gravidez: conheça os riscos e saiba como se prevenir

Durante a gestação, as respostas imunológicas da mulher encontram-se diminuídas para evitar que o corpo materno considere o feto como um corpo estranho e então o rejeite. Porém, com esta redução fisiológica da imunidade, o organismo materno possui maior dificuldade para combater certos microrganismos causadores de doenças, como a gripe, e torna-se mais vulnerável a […]

Artigos
Por que a voz pode ficar rouca quando estamos com a garganta inflamada?

É comum que a inflamação na garganta resulte em uma alteração na voz, fazendo com que ela fique rouca. Porém, nem sempre uma inflamação na garganta deixa a voz desse jeito. Isso acontece quando a inflamação acomete as cordas vocais, estruturas que se localizam na laringe e são responsáveis pela emissão de som.   “A […]

Artigos
Febre: Por que esse sintoma causa calafrios no paciente?

A febre consiste na elevação da temperatura corporal acima de 37,8ºC e possui diversas causas. A mais conhecida e temida é a infecção, mas esse sintoma também tem relação com inflamações, doenças crônicas autoimunes e uso de medicações. É comum a febre ser acompanhada de calafrio, que são contrações rápidas e involuntárias dos músculos, gerando […]

Converse com um dos nossos atendentes