AchèAchè
search
Título

Gripe: Saiba diferenciar os tipos da doença e seus principais sintomas

Baixa Imunidade

19 de outubro de 2023

Gripes e resfriados são duas infecções comuns causadas por vírus. O número de casos aumenta no inverno por causa da maior facilidade de transmissão, devido ao clima seco, às temperaturas baixas e a preferência por lugares fechados. Existem vários tipos de vírus que causam diferentes versões de gripe e, ao contrário do resfriado, uma doença viral mais branda, exige muita atenção.

Quais são os diferentes tipos de gripe?

 

As diferentes infecções de gripe são causadas por variações de um mesmo vírus, o Influenza. “Ele é transmitido pelo ar e é dividido em três tipos: A, B e C. O vírus C é responsável por infecções brandas, não sendo responsável pelas epidemias sazonais, como Influenza A ou B”, esclarece a infectologista Naihma Fontana Salum.

A profissional explica ainda que o vírus A é o responsável pelas grandes pandemias. É o caso dos subtipos H1N1 e H3N2, que causam a popularmente chamada de gripe suína, e dos subtipos H5N1 e H7N9, responsáveis pela chamada gripe aviária. Muito mais grave que o resfriado, ela pode causar complicações, como insuficiência respiratória, em crianças, idosos e gestantes.

O que é, afinal, o resfriado?

 

No dia a dia, é comum se referir a gripe e resfriado como sinônimos, ou pelo menos o resfriado como uma gripe branda. Na realidade, as doenças são causadas por vírus diferentes e, apesar dos sintomas similares, apresentam diferenças. “O resfriado diz respeito a infecções de vias aéreas superiores causadas por outros vírus. Existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado”, afirma a especialista.

O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas desaparecem relativamente rápido e que raramente provocam complicações. Já a gripe, além dos sintomas em comum com o resfriado, como coriza, obstrução nasal, espirros, lacrimejamento, mal-estar e febre, pode gerar fortes dores de cabeça, nos músculos e perda do apetite.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Filho resfriado com frequência? Saiba como reforçar a imunidade dos pequenos!

Durante a infância, principalmente nos primeiros anos de vida, é muito comum as crianças terem uma série de infecções, tendo em vista que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Os resfriados são muito frequentes e costumam vir mais quando os pequenos passam a ter contato com outras crianças infectadas, na creche, por exemplo. “Os resfriados […]

Artigos
A prática de esportes na infância pode ajudar a reforçar a imunidade?

Como nos primeiros anos de vida o corpo ainda não se desenvolveu completamente e, por isso, as crianças acabam naturalmente tendo uma imunidade menos desenvolvida. Nesta faixa etária, a frequência de infecções e doenças costuma ser mais alta. Por isso, os pais devem estimular práticas que ajudem a diminuir os riscos à saúde de seus […]

Artigos
Dormir bem é fundamental para a saúde

O sono desempenha um papel vital na boa saúde e no bem-estar durante toda a vida. Ter um sono de qualidade pode ajudar a proteger a saúde mental, a saúde física, a qualidade de vida e a segurança. As consequências do sono deficiente podem ser instantâneas, como um acidente de carro, por exemplo, ou podem […]

Converse com um dos nossos atendentes