Gripes e resfriados são duas infecções comuns causadas por vírus. O número de casos aumenta no inverno por causa da maior facilidade de transmissão, devido ao clima seco, às temperaturas baixas e a preferência por lugares fechados. Existem vários tipos de vírus que causam diferentes versões de gripe e, ao contrário do resfriado, uma doença viral mais branda, exige muita atenção.
Quais são os diferentes tipos de gripe?
As diferentes infecções de gripe são causadas por variações de um mesmo vírus, o Influenza. “Ele é transmitido pelo ar e é dividido em três tipos: A, B e C. O vírus C é responsável por infecções brandas, não sendo responsável pelas epidemias sazonais, como Influenza A ou B”, esclarece a infectologista Naihma Fontana Salum.
A profissional explica ainda que o vírus A é o responsável pelas grandes pandemias. É o caso dos subtipos H1N1 e H3N2, que causam a popularmente chamada de gripe suína, e dos subtipos H5N1 e H7N9, responsáveis pela chamada gripe aviária. Muito mais grave que o resfriado, ela pode causar complicações, como insuficiência respiratória, em crianças, idosos e gestantes.
O que é, afinal, o resfriado?
No dia a dia, é comum se referir a gripe e resfriado como sinônimos, ou pelo menos o resfriado como uma gripe branda. Na realidade, as doenças são causadas por vírus diferentes e, apesar dos sintomas similares, apresentam diferenças. “O resfriado diz respeito a infecções de vias aéreas superiores causadas por outros vírus. Existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado”, afirma a especialista.
O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas desaparecem relativamente rápido e que raramente provocam complicações. Já a gripe, além dos sintomas em comum com o resfriado, como coriza, obstrução nasal, espirros, lacrimejamento, mal-estar e febre, pode gerar fortes dores de cabeça, nos músculos e perda do apetite.
Foto: Shutterstock