O gargarejo é um dos métodos utilizados para lidar com a garganta inflamada. Além dos medicamentos específicos para a inflamação local, há compostos caseiros destinados ao gargarejo. Simples e eficazes, eles são ótimas alternativas para complementar o tratamento e aliviar o incômodo.
Causas da garganta inflamada
Vários fatores podem irritar a garganta:
- Agentes químicos;
- Alergênicos (poeira, pólen, ácaros);
- Infecções diversas (vírus, bactérias e fungos);
- Refluxo gastroesofágico.
O tratamento da afecção é feito a partir do seu agente causador. Porém, além dos medicamentos indicados pelo especialista, métodos caseiros podem ser aliados no alívio da dor e desconforto.
Gargarejo para dor de garganta
“Em geral, o gargarejo é considerado uma boa ideia contra a garganta inflamada, principalmente porque muitas vezes se nota alívio da dor após o gargarejo”, avalia o pneumologista Alexandre Kawassaki.
Gargarejo com água morna e sal
Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal porque possui ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos. Enquanto os sintomas persistirem, é recomendado que sejam feitos, ao menos, dois gargarejos por dia.
Como fazer gargarejo com água morna e sal?
- Aqueça levemente 100ml de água;
- Despeje em um copo e acrescente uma pitada de sal;
- Faça o gargarejo por 30 segundos;
- Repita o processo até finalizar a quantidade de água aquecida.
Outras opções recomendadas são gargarejo com água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica. Essas substâncias possuem ação semelhante à da água morna com sal.
“Vinagre e sal ajudam a aliviar a dor e inflamação; alguns medicamentos específicos podem”, indica o médico. Quando há pus na garganta, fica mais difícil fazer o gargarejo e por isso os antibióticos passam a ser mais aconselhados. Para uma recuperação eficaz é recomendado repouso, descanso e boa alimentação.