Durante o verão, nada melhor que se refrescar com um sorvete ou uma bebida bem gelada, não é mesmo? Mas e quem está sentindo dor de garganta? O consumo de bebidas muito geladas pode piorar o quadro?
“Alguns indivíduos, sobretudo os portadores de doenças do nariz, se queixam de piora da dor de garganta ou de crises de espirros quando tomam bebidas geladas. Para essas pessoas, é recomendável evitar alimentos em baixas temperaturas”, afirma a otorrinolaringologista Aracy Balbani.
Engolir bebidas e comidas muito geladas é mais difícil
De acordo com a profissional, consumir sorvetes a uma temperatura de – 5ºC pode diminuir ou até interromper por alguns minutos as contrações musculares do esôfago, atrapalhando o ato de engolir, chamado de deglutição, e causando dor no peito mesmo em pessoas saudáveis. Por outro lado, no pós-operatório de cirurgias de amídalas, por exemplo, o consumo de bebidas frias ajuda a reduzir o risco de sangramentos.
Aracy também diz que uma pesquisa feita com 20 jovens saudáveis mostrou que a deglutição é feita com menos esforço ao ingerir alimentos a 50°C do que em temperaturas mais baixas, como 5°C e 20°C. Outro estudo avaliou que bebidas quentes oferecem maior alívio de sintomas desagradáveis, como espirros, tosse, coriza e dor de garganta.
Alimentos em temperaturas extremas podem provocar lesões
No entanto, a otorrinolaringologista alerta para não exagerar na temperatura dos alimentos e das bebidas. Há risco de provocar lesões na mucosa da boca, garganta e esôfago. “O consumo habitual de bebidas muito quentes, como o chimarrão, tem sido apontado como fator predisponente ao câncer do esôfago”, destaca a médica.
Algumas medidas podem ajudar quem está com dor de garganta a se alimentar sem problemas. “Mudar temporariamente a consistência da comida pode ser útil. Alimentos pastosos, como purês, pudins, mingaus e vitaminas de frutas, são engolidos com menor esforço”, aconselha a especialista. Além disso, quem está sentindo dor de garganta não pode descuidar da hidratação. Água, chá, suco de fruta e água de coco estão entre os líquidos recomendados.
Foto: Shutterstock