search
Título

Dor de garganta: Bebidas geladas devem ser evitadas?

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

19 de outubro de 2023

Durante o verão, nada melhor que se refrescar com um sorvete ou uma bebida bem gelada, não é mesmo? Mas e quem está sentindo dor de garganta? O consumo de bebidas muito geladas pode piorar o quadro?

“Alguns indivíduos, sobretudo os portadores de doenças do nariz, se queixam de piora da dor de garganta ou de crises de espirros quando tomam bebidas geladas. Para essas pessoas, é recomendável evitar alimentos em baixas temperaturas”, afirma a otorrinolaringologista Aracy Balbani.

Engolir bebidas e comidas muito geladas é mais difícil


De acordo com a profissional, consumir sorvetes a uma temperatura de – 5ºC pode diminuir ou até interromper por alguns minutos as contrações musculares do esôfago, atrapalhando o ato de engolir, chamado de deglutição, e causando dor no peito mesmo em pessoas saudáveis. Por outro lado, no pós-operatório de cirurgias de amídalas, por exemplo, o consumo de bebidas frias ajuda a reduzir o risco de sangramentos.

Aracy também diz que uma pesquisa feita com 20 jovens saudáveis mostrou que a deglutição é feita com menos esforço ao ingerir alimentos a 50°C do que em temperaturas mais baixas, como 5°C e 20°C. Outro estudo avaliou que bebidas quentes oferecem maior alívio de sintomas desagradáveis, como espirros, tosse, coriza e dor de garganta.

Alimentos em temperaturas extremas podem provocar lesões


No entanto, a otorrinolaringologista alerta para não exagerar na temperatura dos alimentos e das bebidas. Há risco de provocar lesões na mucosa da boca, garganta e esôfago. “O consumo habitual de bebidas muito quentes, como o chimarrão, tem sido apontado como fator predisponente ao câncer do esôfago”, destaca a médica.

Algumas medidas podem ajudar quem está com dor de garganta a se alimentar sem problemas. “Mudar temporariamente a consistência da comida pode ser útil. Alimentos pastosos, como purês, pudins, mingaus e vitaminas de frutas, são engolidos com menor esforço”, aconselha a especialista. Além disso, quem está sentindo dor de garganta não pode descuidar da hidratação. Água, chá, suco de fruta e água de coco estão entre os líquidos recomendados.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes