search
Título

A dor de garganta pode causar febre? Por quê?

Gripe e resfriado

Por

A dor de garganta é um sintoma presente em quadros distintos, porém se manifesta mais comumente quando há alguma doença infecciosa envolvida, podendo ser causada também por inflamação ou trauma. A febre é outro sintoma que também costuma aparecer nesses quadros, então a dor de garganta não provoca a febre, mas é acompanhada por ela.

Faringite é um dos principais quadros infecciosos que reúnem garganta inflamada e febre


“A febre é uma resposta do nosso organismo a algum agente agressor e está presente geralmente nos quadros que também apresentam dor de garganta, como faringite ou faringotonsilite, que são de origem infecciosa (bactéria, vírus, fungo e protozoário)”, explica a otorrinolaringologista Tânia Karina Falcão.  

Quando há inflamação na mucosa faríngea e/ou tonsilar (faringite ou faringotonsilite), surge a dor de garganta como sintoma. Se a febre também aparecer, se faz necessário redobrar os cuidados, tanto para eliminar a inflamação, quanto para aliviar a dor. No caso das crianças, principalmente, é importante o afastamento momentâneo das atividades do dia a dia para aumentar as defesas do organismo.   

Febre e dor de garganta podem aparecer juntas em quadros infecciosos e não infecciosos


A médica explica que as faringotonsilites ou faringites podem ser tanto infecciosas
quanto não infecciosas (alérgicas/irritativas/traumáticas). Dentre as causas não infecciosas, destacam-se: refluxo gastroesofágico/faringolaríngeo; tabagismo; consumo excessivo de álcool; corpo estranho; inalação de ar poluído, vapores químicos ou fumaças industriais; ingestão de líquidos que queimam ou irritam a faringe.
“Outras causas não infecciosas de faringites são: ressecamento da mucosa oral pela baixa umidade do ar ou em pacientes respiradores orais, e pós-operatório ou outra lesão direta. De maneira particular, a febre, assim como outros sintomas sistêmicos, também pode ocorrer após procedimento cirúrgico na faringe, em resposta ao trauma”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes