search
Título

Cantar em shows e gritar em estádios de futebol podem causar dor de garganta?

Uncategorized

Por

A dor de garganta é um sintoma muito comum que pode se manifestar por diversas causas. As principais são inflamações e doenças infecciosas (virais ou bacterianas). Contudo, o incômodo pode aparecer por conta de traumas nas cordas vocais provocados quando alguém as utiliza de forma intensa, seja cantando alto ou gritando.

Mesmo quem usa a voz intensamente com frequência pode ter dor de garganta


“As dores de garganta relacionadas aos esforços vocais estão mais relacionados a problemas nas cordas vocais do que a processos inflamatórios. Gritar excessivamente ou fazer uso da voz com esforço podem ocasionar lesões que geram dor ao falar”, aponta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.
Segundo o médico, mesmo aqueles que realizam essas práticas com frequência, e que por isso teriam a garganta “treinada”, estão sujeitos à dor. “Isso depende do tipo de lesão que o esforço ocasionou. Pode haver dor ou não. De todo modo, quem tem o hábito de esforços vocais deve buscar atenção especializada para um exame das cordas vocais. Terapia curativa ou preventiva é uma possibilidade”.

Cuidados necessários com a garganta


Caso a dor de garganta seja resultado de outros processos (inflamações, doenças infecciosas), o tratamento deverá ser feito com base em medicações prescritas pelo médico, tais como antibióticos ou anti-inflamatórios. Métodos mais simples, naturais e caseiros também funcionam. Mel com própolis, chá de eucalipto com mel e solução de água morna com sal (para gargarejo) são alguns exemplos.
Dr. Henrique atenta ainda para a importância de buscar sempre a atenção de um profissional especializado para que a causa específica da dor seja encontrada e um tratamento correto iniciado. “Usar medicações por conta própria pode atrasar o diagnóstico e causar uma lesão de mais difícil tratamento”.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes