AchèAchè
search
Título

Como os anti-inflamatórios agem no tratamento da dor de garganta?

Baixa Imunidade

Por

19 de outubro de 2023

A inflamação na garganta é um sintoma comum em diversas doenças e, geralmente, causa dor, inchaço e calor no local. Os anti-inflamatórios, na maioria dos casos, são ideais para aliviar os sintomas. Mas como estes medicamentos agem no tratamento de uma dor de garganta?

 

Quadros inflamatórios sem dor como sintoma praticamente não existem

 

Além de combater a inflamação em si e aliviar a dor, os anti-inflamatórios possuem ainda efeito antipirético, ou seja, reduzem a febre. Para garantir esses efeitos, o remédio atua inibindo duas enzimas (ciclooxigenase e prostaglandina), responsáveis pela inflamação e dor. Caso a dor não diminua com a progressão do tratamento, pode ser necessária uma investigação mais aprofundada. “Deve-se procurar um clínico ou otorrinolaringologista para tentar entender a história clínica do paciente, realizar um exame físico, exames diagnósticos (se necessário) e tratamento”, avalia o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini.

A dor é um sintoma ligado diretamente à inflamação, ou seja, é muito difícil encontrar um quadro inflamatório no qual o paciente não manifeste esse sintoma. “Toda inflamação tem como características gerais dor, calor, rubor, edema”, explica o médico.

 

Anti-inflamatórios devem ser tomados apenas com prescrição médica

 

O uso indiscriminado dos anti-inflamatórios é um grande problema de saúde pública, já que essa classe de medicamentos é uma das mais auto prescritas pela população, ou seja, sem acompanhamento médico, o que pode trazer riscos. Para evitar possíveis complicações, efeitos colaterais e outros problemas, o ideal é sempre buscar uma consulta com seu médico antes de tomar qualquer medicação.

 

Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Exercícios físicos ajudam a controlar o estresse e a melhorar a imunidade?

A prática regular de exercícios atua na manutenção da saúde geral e aumenta a sensação de bem-estar. À medida que você começa a se exercitar regularmente, é possível perceber a diminuição de sintomas de depressão e ansiedade e também uma melhora no sono. Todos esses benefícios da prática de exercícios podem aliviar seus níveis de […]

Artigos
Filho resfriado com frequência? Saiba como reforçar a imunidade dos pequenos!

Durante a infância, principalmente nos primeiros anos de vida, é muito comum as crianças terem uma série de infecções, tendo em vista que sua imunidade ainda está em desenvolvimento. Os resfriados são muito frequentes e costumam vir mais quando os pequenos passam a ter contato com outras crianças infectadas, na creche, por exemplo. “Os resfriados […]

Artigos
Assoar o nariz pode fazer mal? Especialista aponta os riscos do procedimento!

Assoar o nariz é uma prática tão comum que quase ninguém se dá ao trabalho de questionar se é ou não prejudicial à saúde. Todavia, a ação carrega mais perigos do que, provavelmente, muitos imaginariam. Quando as vias nasais estão congestionadas fica mais difícil respirar e por isso mesmo a tendência instintiva é de eliminar […]

Converse com um dos nossos atendentes