search
Título

Como os anti-inflamatórios agem no tratamento da dor de garganta?

Baixa Imunidade

19 de outubro de 2023

A inflamação na garganta é um sintoma comum em diversas doenças e, geralmente, causa dor, inchaço e calor no local. Os anti-inflamatórios, na maioria dos casos, são ideais para aliviar os sintomas. Mas como estes medicamentos agem no tratamento de uma dor de garganta?

 

Quadros inflamatórios sem dor como sintoma praticamente não existem

 

Além de combater a inflamação em si e aliviar a dor, os anti-inflamatórios possuem ainda efeito antipirético, ou seja, reduzem a febre. Para garantir esses efeitos, o remédio atua inibindo duas enzimas (ciclooxigenase e prostaglandina), responsáveis pela inflamação e dor. Caso a dor não diminua com a progressão do tratamento, pode ser necessária uma investigação mais aprofundada. “Deve-se procurar um clínico ou otorrinolaringologista para tentar entender a história clínica do paciente, realizar um exame físico, exames diagnósticos (se necessário) e tratamento”, avalia o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini.

A dor é um sintoma ligado diretamente à inflamação, ou seja, é muito difícil encontrar um quadro inflamatório no qual o paciente não manifeste esse sintoma. “Toda inflamação tem como características gerais dor, calor, rubor, edema”, explica o médico.

 

Anti-inflamatórios devem ser tomados apenas com prescrição médica

 

O uso indiscriminado dos anti-inflamatórios é um grande problema de saúde pública, já que essa classe de medicamentos é uma das mais auto prescritas pela população, ou seja, sem acompanhamento médico, o que pode trazer riscos. Para evitar possíveis complicações, efeitos colaterais e outros problemas, o ideal é sempre buscar uma consulta com seu médico antes de tomar qualquer medicação.

 

Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Intolerância à lactose: por que é tão importante buscar ajuda médica?

A intolerância à lactose é um problema que exige diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico. Só assim será possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. As orientações médicas são fundamentais para que o paciente tome conhecimento dos cuidados diários necessários. A boa adaptação aos novos hábitos na rotina recomendados pelo médico fará toda a […]

Artigos
Quais vitaminas e minerais estão mais associados à imunidade do organismo?

O sistema imunológico é o grande responsável por proteger o corpo de vírus e bactérias causadores de doenças. Segundo o portal Saúde Brasil, vinculado ao Ministério da Saúde, ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e, assim, a prevenir essas doenças, visto que o sistema imunológico depende de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos […]

Artigos
O frio chegou: Quais são os sintomas de uma baixa na imunidade?

Algumas pessoas aparentemente não conseguem encarar uma frente fria que logo ficam doentes, não é mesmo? Isso é apenas um sinal claro de um organismo com baixa imunidade ou imunodeficiência, uma situação perigosa que pode ser porta de entrada para diversas doenças oportunistas. O problema é que identificar sintomas de uma baixa imunidade não é […]

Converse com um dos nossos atendentes