search
Título

Para que servem as amígdalas?

Baixa Imunidade
Cuidados e Bem-estar

Por Dr. Henrique Penatti

12 de abril de 2018

As amígdalas são estruturas localizadas entre o final da boca e o início do nariz e garganta, cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo. Atuam, portanto, como importantes aliadas do sistema imunológico. Mais especificamente, elas desenvolvem anticorpos para frear o ataque de invasores potencialmente perigosos.  

 

Agentes combatidos pelas amígdalas podem ocasionar amigdalite

 

“As amígdalas fazem parte do sistema imunológico da nossa garganta. Sua função é o reconhecimento imunológico e também o ataque a germes agressores”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Penatti. Existem três tipos de amígdalas, cada um localizado em regiões específicas: entre a faringe e o canal que leva ao nariz, na língua e no fundo do céu da boca.  
O grande problema relacionado às amígdalas é o desenvolvimento de amigdalites, que são inflamações muito comuns dessas estruturas. Essas inflamações são causadas pelas próprias bactérias que elas buscam combater. “São comumente causados por vírus ou bactérias, e em ambos os casos, tem possibilidade de transmissão inter-pessoal”, completa Penatti.

 

Tratamento de amigdalite

 

Há alguns anos, quando ainda se achava que as amígdalas não exerciam qualquer função, os médicos indicavam sua retirada, justamente para evitar o risco de se desenvolver amigdalite. Hoje, esse procedimento é visto como desnecessário, visto que o tratamento com simples uso de medicamentos adequados consegue solucionar o problema, caso ele ocorra.
O tratamento de amigdalite varia de acordo com o quadro apresentado, podendo ser desde pastilhas e gargarejo até anti-inflamatórios e antibióticos”, afirma o otorrinolaringologista. Enquanto os dois primeiros citados atuam apenas nos sintomas (dor), os últimos ajudam, além disso, a tratar os quadros que originaram o problema (inflamação e infecção bacteriana, respectivamente).

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
amigdalite
garganta
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes