A osteoporose é conhecida por ser uma doença silenciosa, ou seja que cursa sem sintomas. Porém, como o quadro muitas vezes resulta em fraturas e comprometimento ósseo no geral, esses efeitos acabam provocando dores nos locais acometidos. Portanto, com o controle adequado da doença, os riscos de fraturas diminuem e de dores também, por consequência.
“A osteoporose é silenciosa e assintomática em estágios iniciais, antes que aconteçam as fraturas. Em muitos casos, o problema é detectado apenas em estado avançado, com a deformação de ossos que provoca dor crônica, ou quando ocorre fratura”, informa a ginecologista Fernanda Torras.
Evolução da osteoporose até que as dores se manifestem
Segundo o ginecologista Dr. João Luiz Scaff, os locais mais afetados pela osteoporose e, portanto, com maior frequência de fraturas, são: punho, quadril e fêmur. “É essencial realizar exames periódicos para averiguar se há alterações na estrutura óssea, especialmente nessas áreas do corpo. A densitometria óssea é o exame que vai identificar se os ossos estão fracos e finos e de quanto é a perda em questão, servindo de alerta para a prevenção e tratamento”.
No princípio da doença, podem surgir algumas pequenas fraturas, mas ainda assim sem sintomas de dor. Com o passar dos anos, caso o paciente não se trate adequadamente, a tendência é de que o quadro evolua com dor. “A osteoporose pode levar a deformidades de coluna vertebral por microfratura, por exemplo, e causar por conta disto dor crônica vertebral. No caso de fratura súbita, aparecerá a dor localizada”, afirma Fernanda.
Cuidados para evitar fraturas e dores
Para evitar fraturas e, consequentemente, dores nos ossos e articulações, o paciente necessita se engajar em um tratamento adequado, capaz de frear o avanço da perda de massa óssea e fortalecer os ossos. Para isso, é essencial o uso de medicamento específico que previne a perda de densidade óssea e o consumo de nutrientes fundamentais para os ossos, como o cálcio e a vitamina D, que podem ser encontrados tanto na dieta quanto em suplementos.
Foto: Shutterstock