AchèAchè
search
Título

Densitometria óssea: entenda bem sobre este exame

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Com o passar dos anos todos os tecidos do corpo começam a ser comprometidos, tanto pelo envelhecimento natural como por ação de alguma doença.

Existem alterações que podem atingir os ossos, tornando-os mais frágeis a cada dia, como é o caso da osteoporose, o que aumenta significantemente o risco de fraturas, e para que a saúde óssea seja acompanhada de perto, existem exames que avaliam sua situação. Um destes é a densitometria óssea.

Através da tecnologia fornecida por este exame, que utiliza uma quantidade mínima de raios X como fonte de energia, é possível detectar a redução da massa óssea (estrutura dos ossos) com precisão e de forma precoce, o que contribui para que o tratamento, caso seja necessário, possa ser iniciado o quanto antes.

Atualmente a densitometria óssea é o melhor método para diagnosticar casos de osteoporose, sendo usado não apenas para o diagnóstico inicial, como também para acompanhar a evolução do tratamento e ajudar a equipe de saúde na escolha dos medicamentos e métodos terapêuticos que apresentem melhorias mais satisfatórias.

As orientações pré/pós-exame variam de acordo com o local de realização e condições clínicas individuais, por isso, devem ser consultadas previamente com a equipe responsável e seguidas à risca, para que não haja comprometimento dos resultados.

A fim de evitar riscos desnecessários (mesmo que a dose de radiação seja mínima) recomenda-se que não se realize a densitometria em gestantes, pessoas que realizaram exame com contraste ou de medicina nuclear recentemente, indivíduos que não consigam ficar deitados pelo tempo necessário para a realização do exame e quem tenha o diâmetro abdominal antero posterior maior que os limites da técnica (para exames centrais).

Referências:

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes