search
    Título

    Como alguém com osteoporose pode se prevenir de fraturas?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    Como a osteoporose é uma doença em que ocorre perda de massa óssea importante gradativamente, ao longo do tempo aumenta-se o risco de fraturas em função da fragilidade dos ossos. Portanto, é fundamental adotar medidas que busquem evitar a todo custo essas fraturas, até porque elas podem ser muito perigosas para os pacientes.

    “Quem tem osteoporose pode se prevenir das fraturas de diversas maneiras. O primeiro passo é evitar as quedas. Para isso, é importante adotar cuidados cotidianos simples, como não deixar chinelos, tapetes e obstáculos nos lugares de passagem da casa”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

    Outras formas de evitar fraturas nos pacientes com osteoporose  


    Colocar apoios de mão e pisos antiderrapantes nos banheiros e evitar escadas e rampas são outras recomendações importantes. “No caso dos idosos, é fundamental evitar medicações que produzem sonolência e ter o auxílio de um andador ou até mesmo um cuidador para ajudá-los a andar quando se levantam pela noite”.

    Realizar atividades físicas que fortaleçam a musculatura também pode ajudar a evitar quedas e, consequentemente, fraturas. Portanto, evitar o sedentarismo é essencial para a prevenção da osteoporose, já que o ócio muscular e ósseo torna essas estruturas mais frágeis e mais vulneráveis a fraturas.

    Tratamento de osteoporose com medicamentos


    Deve-se evitar também o uso de remédios que fragilizam os ossos e o tabaco. Quando a osteoporose já está presente, além de todos esses cuidados, é importante
    realizar o tratamento adequado com medicamentos. 

    A suplementação de minerais e vitaminas, que auxiliam na reposição de cálcio e vitamina D, por exemplo, também pode ser indicada por médicos. “Podem ser receitados suplementos minerais e de vitaminas, hormônios que atuam no metabolismo do osso e medicações que controlam as células que absorvem o osso”, conclui o profissional.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes