search
    Título

    Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas

    Uncategorized

    Por

    A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos que normalmente se manifesta em pessoas com idade avançada, especialmente mulheres. Todo tipo de queda é muito perigoso para os idosos, ainda mais aqueles com parte óssea fragilizada por conta do quadro. Como mesmo dentro de casa há riscos, é essencial que você adote algumas medidas para que o pior não aconteça.    

     

    Cuidados dentro de casa para evitar quedas em pessoas com osteoporose

     


    Dentre as medidas que previnem quedas em idosos, com foco nos que têm osteoporose, podemos citar: retirar tapetes ao lado das camas e corredores (evita escorregar); utilizar chinelos ou calçados com solado de borracha; dormir com uma pequena luz ligada para poder ver durante o despertar noturno; e colocar suportes em grandes corredores e dentro do box do banheiro, que funcionam como apoio para quem apresenta desequilíbrio, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli”.

    O médico faz questão de ressaltar que você deve levar a adoção dessas medidas preventivas muito à sério, pois o risco de quedas e perda de equilíbrio é realmente alto em idosos, além de potencialmente fatal para aqueles com osteoporose. “Para os portadores dessa doença, qualquer queda ao solo, por mais simples que seja, pode causar fraturas e complicações ainda piores”, afirma Raffaelli.

     

    Exercícios físicos também são importantes

     


    Outra medida importante para evitar quedas em idosos com osteoporose, e que faz parte do tratamento da doença, é a prática de atividades físicas. Manter o corpo ativo é fundamental para exercitar qualidades como agilidade, força e equilíbrio, além de “desenferrujar” articulações e facilitar movimentos. Também resulta em perda de peso (o que alivia as articulações), diminuição de dores no corpo e ganho de flexibilidade. Se você possui a doença,
    saiba que a fisioterapia é uma boa opção.

    Ainda segundo o especialista, essas medidas, apesar de serem mais voltadas para os casos de osteoporose, também podem ajudar pessoas com outras doenças ósseas e articulares. “Todas as pessoas com restrição de locomoção ou visuais devem realizar medidas preventivas de queda e desequilíbrio para evitar acidentes desnecessários”, conclui.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes