A osteoporose provoca a perda progressiva de massa óssea, que resulta na fragilização dos ossos, com aumento consequente do risco de fraturas. Porém, esse não é o único efeito sentido pelo paciente. Outro sintoma da doença é a dor nos ossos e articulações, que se deve justamente à fragilização dos mesmos.
Dor e outros sintomas da osteoporose
“A osteoporose pode cursar com dor. Apesar desse sintoma ser mais importante quando há fraturas, ele também pode se manifestar devido às microfraturas que acometem o osso em função do aumento da fragilidade e rarefação do trabeculado ósseo”, informa o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior.
Na coluna vertebral, a osteoporose causa deformidades e achatamentos das vértebras, o que causa não somente dor, mas também alteração da postura e aumento da cifose torácica, também conhecida como corcunda. A osteoporose pode resultar até mesmo na diminuição da altura em cerca de dois ou três centímetros.
Tratamento da osteoporose
O controle da dor e demais sintomas da osteoporose se baseia no uso de medicamento específico para frear a progressão da doença, consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, principalmente, para fortalecer os ossos (suplementos podem ser interessantes caso a quantidade adequado desses nutrientes não seja atingida somente pela alimentação), e prática de exercícios físicos regularmente.
Além de seguir o tratamento padrão da doença, o paciente pode se beneficiar de outras medidas para controlar a dor e os demais sintomas. “Nos casos em que o achatamento ósseo for grande, indicamos coletes ortopédicos ou até mesmo cirurgias. Nestas, pode se utilizar injeção de cimento ósseo (conhecido como vertebroplastia) ou parafusos e hastes, nos casos mais graves”, informa o médico.
Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394
Foto: Shutterstock