A osteoporose é uma doença que provoca o enfraquecimento dos ossos do corpo, especialmente nos idosos. Procurar um médico para fazer o tratamento é essencial para garantir uma boa qualidade de vida na terceira idade, já que a ausência de medidas contra a osteoporose pode facilitar a ocorrência de fraturas, a principal complicação da doença.
Interromper o tratamento pode piorar a osteoporose
“Não cumprir corretamente o tratamento indicado significa que você está sob um grande risco de não ter a sua saúde restabelecida. Um tratamento de osteoporose não pode seguir sem o uso de medicamentos”, afirma a ginecologista e obstetra Adriana Martins. A mineira Luzia de C., infelizmente, não seguiu essa recomendação.
A moradora de Três Pontas foi diagnosticada com osteoporose há cerca de 20 anos e logo iniciou o tratamento. No entanto, depois de alguns meses, acabou deixando os remédios de lado, o que contribuiu para a piora do seu quadro, inclusive, para o aparecimento de dores, o que só costuma acontecer em casos mais graves da doença.
Atividade física pode ajudar no tratamento da osteoporose
“Comecei a sentir muita dor nas pernas. Fiz radiografia e densitometria óssea e a médica disse que o osso do fêmur está muito fino”, conta a aposentada de 76 anos. A primeira providência da especialista foi receitar um novo medicamento, além de indicar a substituição da hidroginástica, que provocava dores em Luzia, pela prática do pilates.
De acordo com a mineira, com apenas dois meses, o tratamento deu resultados positivos. “Estou bem melhor da dor”, conta. Ela diz ainda que também está consumindo tabletes de cálcio indicados pela médica. O cálcio é um dos minerais mais importantes para os ossos, fazendo parte de sua composição e ajudando a mantê-los mais fortes.
Foto: Shutterstock