search
Título

A osteoporose atinge todos os ossos igualmente?

Doenças dos Ossos

Por

A osteoporose se caracteriza pela perda da massa óssea de forma geral no corpo, embora algumas regiões sejam mais afetadas, dependendo de cada caso. Como a doença é crônica, a fragilização dos ossos piora gradativamente, mas o tratamento adequado ajuda a frear a velocidade desse processo de desgaste.

 

Atuação da osteoporose nos ossos do corpo

 

A osteoporose é uma doença sistêmica, ou seja, atinge o corpo como um todo. Mas mesmo assim é comum encontrarmos pacientes que têm um grau de osteoporose pior na coluna lombar do que no fêmur proximal, ou o contrário, por exemplo. Isso vai depender da constituição física e das atividades de cada paciente”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Segundo o médico, a osteoporose pode ser fruto de uma falha da produção do osso saudável por deficiência de cálcio e vitamina D; alteração na produção de hormônios; presença de doenças crônicas; e aumento da reabsorção óssea, realizada por uma célula chamada osteoclasto. “Portanto, a diminuição da produção de matriz óssea e o aumento da reabsorção do osso já produzido podem causar a osteoporose”, explica.

 

Tratamento da osteoporose

 

O tratamento da osteoporose pode contar com o uso de medicamentos específicos, que atuam igualmente nos ossos do corpo todo. “De maneira geral os medicamentos para osteoporose atuam em todos os ossos de forma igual, mas ainda são necessários mais estudos para definir com maior precisão quais são os ossos que respondem melhor ou pior a cada tratamento”, afirma Fonseca.

Existem diversos tratamentos para a osteoporose e cada um desempenha um papel específico. Há os suplementos minerais e de vitaminas que estimulam a construção óssea; os hormônios que atuam no metabolismo do osso; e as medicações que controlam as células que destroem o osso. “Essas medicações evitam que a osteoporose piore e também possibilitam a melhora da qualidade óssea”, completa o especialista.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes