Os ossos são responsáveis por manter a sustentação do corpo e para isso precisam estar fortes e saudáveis. Sua renovação é constante, mas em algumas situações, tanto pelo envelhecimento ou pela ação de doenças, eles se tornam fracos, o que aumenta o risco de fraturas.
O processo natural de destruição e reconstrução dos ossos acontece simultaneamente em diversas partes do esqueleto, fazendo com que enquanto uma área do osso está sendo reabsorvida outra está sendo reconstruída, e justamente por isso, os ossos estão sempre mudando, sendo renovados e se fortalecendo a fim de manter a massa óssea estável.
Para que a renovação dos tecidos ósseos seja realiza corretamente, dois fatores são fundamentais, os níveis de cálcio e vitamina D.
O cálcio atua diretamente na formação e manutenção do osso fornecendo a resistência mecânica necessária para que se mantenha forte o suficiente para dar sustentação ao corpo e para suportar a movimentação necessária.
Este mineral pode ser encontrado em alimentos como o leite e derivados (queijos, iogurte, etc. ), peixes (ex: sardinha, etc.), tofu, feijão, brócolis, espinafre, gergelim, soja, linhaça, entre outros.
Não é à toa que passear ao ar livre em dias ensolarados sempre foi recomendado como um cuidado de saúde. A radiação que o sol emite é uma das principais fontes de vitamina D, outro fator essencial para a prevenção da osteoporose.
Uma das principais funções desta vitamina no organismo é o aumento da absorção de cálcio, por isso, mantê-la nos níveis adequados é fundamental. Para estimular a produção de vitamina D recomenda-se expor-se ao sol de 15 a 20 minutos por dia, até às 10h e após as 15h, e consumir alimentos como ostras, sardinha, óleo de fígado de bacalhau, atum e ovos.
A recomendação diária de cálcio varia de acordo com a idade e fatores individuais, por isso, um nutricionista é o melhor profissional para orientar a quantidade ideal para cada pessoa, e mesmo precisando absorver um pouco da radiação solar, deve-se utilizar filtro solar diariamente.
Referências:
- Prevenção da Osteoporose: A Dose Ideal [online] Sociedade Brasileira de Endocrinologia e metabologia. 2016. [acesso em 10/04/2017] Disponível em: https://www.endocrino.org.br/prevencao-da-osteoporose-dose-ideal/
- Márcio Passini Gonçalves de. Diagnóstico e tratamento da osteoporose [online] Rev. Bras. Ortop. vol.45 nº3 São Paulo Jun/2010 [acesso em 10/04/2017] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000300002
- Sergio Setsuo, Borba. Victoria Z. C., Camargo. Marília Brasilio Rodrigues, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D [online] Arq Bras Endocrinol Metab vol.58 nº5 São Paulo Jul/2014. [acesso em 10/04/2017] Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411