search
    Título

    Doença silenciosa: a osteoporose causa dor nos ossos?

    Uncategorized

    Por

    Parte da importância da presença do cálcio na alimentação vem da necessidade proteger e fortalecer o esqueleto. Com o avanço da idade, o organismo perde a importante capacidade de repor a quantidade necessária de minerais que compõem a estrutura óssea e ajudam a garantir a integridade dos ossos.

    Osteoporose causa dor quando há fraturas

     

    A diminuição de minerais nos ossos recebe o nome de osteoporose. Trata-se de uma doença silenciosa, que atinge principalmente mulheres depois do período da menopausa. “A osteoporose em fase inicial não causa dor. Porém, pode provocar o surgimento de microfraturas capazes de causar dor”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.
    As fraturas são as principais complicações da doença. Os ossos se tornam tão frágeis que simples movimentos com o corpo, como agachar ou subir uma escada podem danificá-los. Entre as possíveis consequências estão deformidades na coluna e na postura, sobrecarga dos músculos e das articulações, além de dores intensas nas áreas atingidas.

    Mulheres depois da menopausa são as mais atingidas pela osteoporose

     

    Como pacientes com osteoporose sentem dor apenas quando a doença já está avançada e provocando fraturas, é importante ficar de olho nos fatores de risco. “Pessoas com antecedente familiar de osteoporose, pessoas de descendência caucasiana, pessoas que não tomam sol e que não fazem atividade física são mais propensas a ter osteoporose”, alerta o profissional.
    O tratamento da osteoporose tem como objetivo retardar a perda de massa óssea e impedir que o quadro se agrave. Ele é realizado com o estímulo ao consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, exposição à luz solar sem exageros, prática de exercícios físicos para fortalecer a musculação, além da reposição de estrogênio nas mulheres e no uso de medicamentos prescritos por um especialista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes