search
    Título

    Saiba por que é importante consumir cálcio para envelhecer com ossos saudáveis

    Uncategorized

    Por

    O corpo precisa de alguns nutrientes para se manter saudável e garantir uma boa qualidade de vida, como vitaminas, lipídios, minerais, carboidratos e proteínas. Entre os minerais, o cálcio é um dos mais importantes e deve ser adquirido por meio da alimentação desde a infância.

    O cálcio na amamentação

    O leite materno é rico em cálcio, além de trazer inúmeros benefícios para os bebês. A amamentação é bastante recomendada até os dois anos de idade, devido à importância do mineral para diversos processos que ocorrem no corpo. “Na infância, estamos no pico de desenvolvimento da massa óssea e o cálcio participa da mineralização de ossos e dentes”, afirma a nutricionista Giovana Morbi.

    Crianças com deficiência de cálcio possuem maiores riscos de sofrer fraturas e de desenvolver osteoporose quando mais velhos. E os problemas não param por aí. “Elas apresentam certa diminuição na velocidade do crescimento, além de câimbras, queda de cabelo, insônia e problemas de memória”, explica Giovana.

    Cálcio por toda a vida

    O consumo de cálcio não deve ser deixado de lado na idade adulta. A partir dos 40 anos, a perda de minerais nos ossos ocorre mais rapidamente. Se a quantidade de cálcio absorvida pelo corpo for abaixo do necessário para fazer a reposição, aumenta-se o risco de ter ossos frágeis e de desenvolver a osteoporose.

    Mesmo na terceira idade, o cálcio deve fazer parte diariamente da alimentação. Se consumido em quantidades baixas, um especialista pode recomendar a suplementação por meio de cápsulas. Mas, para o mineral ser absorvido pelos ossos é necessária a ativação da vitamina D por meio da exposição à luz solar.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes