search
Título

Microfraturas: conheça mais sobre essa consequência da osteoporose que pode gerar deformidades na coluna vertebral

Doenças dos Ossos

Por

A diminuição da densidade e, consequentemente, o enfraquecimento ósseo causado pela osteoporose deixa o esqueleto humano mais sujeito a lesões, a fraturas e a microfraturas. Além de causar dores, estes problemas podem gerar deformidades na coluna vertebral e dificultar a movimentação do corpo.

“Fraturas na coluna em idosos com osteoporose podem decorrer de um trauma banal ou mesmo na ausência de traumas, quando o simples aumento de peso do indivíduo pode causar uma fratura em ossos fragilizados pela doença”, alerta o ortopedista e traumatologista Alexandre Fogaça.

Consequências das microfraturas

As fraturas podem ser divididas em dois tipos: as que causam dor aguda numa determinada área do corpo e as que causam dores de maior duração e espalhadas, chamadas de microfraturas, que costumam surgir principalmente na região da lombar.

As microfraturas podem provocar uma série de problemas para a coluna vertebral e para todo o corpo. Entre as possíveis consequências estão deformidades na coluna, anomalias na postura, diminuição da estatura, além de dores intensas e sobrecarga nos músculos, ligamentos e articulações.

Tratamentos diferentes de acordo com a gravidade

Fogaça afirma que é importante que o idoso ou que o indivíduo com osteoporose se queixe de dores e se consulte com um especialista para uma avaliação. “Quando o diagnóstico é precoce, a grande maioria dos casos responde a tratamento conservador que pode envolver repouso e coletes”, diz o ortopedista. Já casos graves e de diagnóstico tardio, segundo o médico, podem ser tratados com injeções de cimento ortopédico na vértebra ou colocação de parafusos.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes