Um quadro de osteoporose pode resultar em uma deformação na coluna, gerando uma elevação anormal (corcunda). Este fenômeno se origina de pequenas fraturas na coluna vertebral do paciente, que podem acontecer em função de movimentos simples do dia a dia. Este problema é mais frequente nas mulheres, principalmente após a menopausa.
Corcunda de viúva está mais associada à obesidade
“Dependendo do nível em que a osteoporose se encontra, podem ocorrer fraturas na coluna vertebral, devido a pequenos movimentos cotidianos. A partir destas pequenas fraturas, ocorre um desvio da coluna vertebral, o qual pode chegar a formar uma escoliose intensa e uma ‘corcunda’ comum da doença”, explica a ginecologista Fernanda Torras.
De acordo com a especialista, o termo “corcunda de viúva”, especificamente, não se associa com a osteoporose, mas com a obesidade. “A ‘corcunda de viúva’ é apenas uma acumulação excessiva de gordura na sétima vértebra cervical e causa muito incômodo para quem sofre do problema. O maior fator de risco neste caso é a obesidade”, esclarece.
Cuidados para prevenir e tratar a corcunda
A prevenção da corcunda e também da osteoporose em si começa pela alimentação, que deve ser rica em cálcio e vitamina D. A prática de exercícios físicos, como a musculação, também é fundamental, tanto na prevenção quanto no tratamento, pois favorece o fortalecimento ósseo, assim como o uso de medicamento específico para retardar a progressão da doença.
“A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea, deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura. Os medicamentos, alimentação e exercícios devem ser mantidos por toda vida, já que se trata de uma doença crônica”, afirma Dra. Fernanda. Vale ressaltar que esses hábitos de vida mais saudáveis funcionam também para a corcunda de viúva, já que ajudam a combater o sobrepeso.
Dra. Fernanda Torras é graduada em medicina com residência médica em ginecologia obstetrícia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Possui pós-graduação em mastologia e oncoplastia mamária também pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. CRM: 130.332 – drafernandatorras.com.br
Foto: Shutterstock