A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que acomete a massa óssea do corpo. Apesar de não ter cura, o problema pode ser retardado, a fim de evitar que a baixa densidade mineral dos ossos faça surgir fraturas, provoque dor e  implique numa perda da qualidade de vida.

Os riscos na coluna

Todo o esqueleto é atingido pela osteoporose, mas alguns ossos são mais afetados, como o fêmur e o rádio. A doença requer ainda cuidados extras por causa da coluna. As vértebras também são fortemente atingidas e podem provocar dificuldades de locomoção. “A perda da capacidade de movimentação pode ocorrer quando existe uma complicação da osteoporose, que são as fraturas”, explica o ortopedista Paulo Eduardo Pileggi.

Dependendo do nível em que a osteoporose se encontra, as fraturas podem ocorrer sem nenhum trauma ou em movimentos banais, como agachar para pegar um objeto no chão. A maior parte ocorre em mulheres e, quanto mais velhas, maiores são as chances de ocorrência de uma fratura.

O surgimento da “corcunda”

O problema é que essas fraturas podem deixar a coluna torta, conhecida popularmente como “corcunda”. “Quando surgem fraturas na coluna vertebral, dependendo do tipo e da característica da fratura, pode ocorrer a cifose, que é quando a pessoa fica com a postura mais encurvada”, alerta Pileggi.

O combate à osteoporose deve passar por uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. Se necessário, o médico pode receitar medicamentos que suplementam a quantidade dessas substâncias e também que diminuem a perda de massa óssea. É recomendada ainda a prática de exercícios físicos capazes de fortalecer a musculatura e, assim, proteger os ossos.  

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Eduardo Pileggi

Dr. Paulo Eduardo Pileggi

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 124378 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?"

Sergio Sant´Anna

Valorizo bastante esses pequenos artigos médicos uma vez não pertencer ao grupo de profissionais da área de saúde, eles são sempre bem vindos e servem como alertas para uma qualidade de vida melhor. Possuo 65 anos de idade e pratico esportes desde jovenzinho. Até 02 anos atrás participava de campeonatos, hoje pratico o esporte apenas para condicionamento físico. Tudo isso para dizer que possuo massa muscular ainda que me permite uma proteção de minha estrutura óssea, refletindo numa melhor qualidade de vida. Conforme o texto, a prática de atividade desportiva proporciona de fato um “modus vivendi” que só traz alegria para mim e meus familiares, contudo, o mais importante é a opinião de seu médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sergio, obrigada por compartilhar conosco estas palavras, com certeza será útil para nossos leitores. Abraços.

Hermínia Gomes Campos

Eu não sabia que a osteoporose pode gerar cifose. E eu já possuo cifose hereditária. Preciso está ne vigiando. Tenho osteoartrite, no limite para osteoporose. O Pilates será indicado tenho 7 3 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Hermínia, temos uma matéria em nosso site que pode te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/pilates-exercicios-musculatura-favorecem-aumento-massa-ossea
Abraços.

Ana Maria

Quero agradecer a todos vcs do grupo De bem com a vida, por todos os artigo q postam,são de grande importância. Minha mãe tem osteoporose, e eu não sabia que a osteoporose pode causar fraturas até em pequenos movimentos.Eu já tinha bastante cuidado com ela em relação a quedas. E agora com essas informação dobrarei os cuidados.Muito obrigada!Esperamos por mais informações .Abraços.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. Ficamos extremamente contentes com seu elogio. Este é o intuito do nosso site, que vocês tenham acesso a dicas e informações sobre saúde, doenças e tratamentos. É fundamental, manter o acompanhamento e cuidados que forem recomendamos pelo médico especialista, para uma melhor qualidade de vida. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Um grande abraço!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.