A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Paulo Eduardo Pileggi
- +A
- -A
A osteoporose é uma doença que acomete a massa óssea do corpo. Apesar de não ter cura, o problema pode ser retardado, a fim de evitar que a baixa densidade mineral dos ossos faça surgir fraturas, provoque dor e implique numa perda da qualidade de vida.
Os riscos na coluna
Todo o esqueleto é atingido pela osteoporose, mas alguns ossos são mais afetados, como o fêmur e o rádio. A doença requer ainda cuidados extras por causa da coluna. As vértebras também são fortemente atingidas e podem provocar dificuldades de locomoção. “A perda da capacidade de movimentação pode ocorrer quando existe uma complicação da osteoporose, que são as fraturas”, explica o ortopedista Paulo Eduardo Pileggi.
Dependendo do nível em que a osteoporose se encontra, as fraturas podem ocorrer sem nenhum trauma ou em movimentos banais, como agachar para pegar um objeto no chão. A maior parte ocorre em mulheres e, quanto mais velhas, maiores são as chances de ocorrência de uma fratura.
O surgimento da “corcunda”
O problema é que essas fraturas podem deixar a coluna torta, conhecida popularmente como “corcunda”. “Quando surgem fraturas na coluna vertebral, dependendo do tipo e da característica da fratura, pode ocorrer a cifose, que é quando a pessoa fica com a postura mais encurvada”, alerta Pileggi.
O combate à osteoporose deve passar por uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. Se necessário, o médico pode receitar medicamentos que suplementam a quantidade dessas substâncias e também que diminuem a perda de massa óssea. É recomendada ainda a prática de exercícios físicos capazes de fortalecer a musculatura e, assim, proteger os ossos.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Paulo Eduardo Pileggi
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 124378 / SP
- 6 comentários para "A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?"
-
Sergio Sant´Anna
Valorizo bastante esses pequenos artigos médicos uma vez não pertencer ao grupo de profissionais da área de saúde, eles são sempre bem vindos e servem como alertas para uma qualidade de vida melhor. Possuo 65 anos de idade e pratico esportes desde jovenzinho. Até 02 anos atrás participava de campeonatos, hoje pratico o esporte apenas para condicionamento físico. Tudo isso para dizer que possuo massa muscular ainda que me permite uma proteção de minha estrutura óssea, refletindo numa melhor qualidade de vida. Conforme o texto, a prática de atividade desportiva proporciona de fato um “modus vivendi” que só traz alegria para mim e meus familiares, contudo, o mais importante é a opinião de seu médico.
-
Hermínia Gomes Campos
Eu não sabia que a osteoporose pode gerar cifose. E eu já possuo cifose hereditária. Preciso está ne vigiando. Tenho osteoartrite, no limite para osteoporose. O Pilates será indicado tenho 7 3 anos
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Hermínia, temos uma matéria em nosso site que pode te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/pilates-exercicios-musculatura-favorecem-aumento-massa-ossea
Abraços. -
Ana Maria
Quero agradecer a todos vcs do grupo De bem com a vida, por todos os artigo q postam,são de grande importância. Minha mãe tem osteoporose, e eu não sabia que a osteoporose pode causar fraturas até em pequenos movimentos.Eu já tinha bastante cuidado com ela em relação a quedas. E agora com essas informação dobrarei os cuidados.Muito obrigada!Esperamos por mais informações .Abraços.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ana. Ficamos extremamente contentes com seu elogio. Este é o intuito do nosso site, que vocês tenham acesso a dicas e informações sobre saúde, doenças e tratamentos. É fundamental, manter o acompanhamento e cuidados que forem recomendamos pelo médico especialista, para uma melhor qualidade de vida. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Um grande abraço!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.