A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que acomete a massa óssea do corpo. Apesar de não ter cura, o problema pode ser retardado, a fim de evitar que a baixa densidade mineral dos ossos faça surgir fraturas, provoque dor e  implique numa perda da qualidade de vida.

Os riscos na coluna

Todo o esqueleto é atingido pela osteoporose, mas alguns ossos são mais afetados, como o fêmur e o rádio. A doença requer ainda cuidados extras por causa da coluna. As vértebras também são fortemente atingidas e podem provocar dificuldades de locomoção. “A perda da capacidade de movimentação pode ocorrer quando existe uma complicação da osteoporose, que são as fraturas”, explica o ortopedista Paulo Eduardo Pileggi.

Dependendo do nível em que a osteoporose se encontra, as fraturas podem ocorrer sem nenhum trauma ou em movimentos banais, como agachar para pegar um objeto no chão. A maior parte ocorre em mulheres e, quanto mais velhas, maiores são as chances de ocorrência de uma fratura.

O surgimento da “corcunda”

O problema é que essas fraturas podem deixar a coluna torta, conhecida popularmente como “corcunda”. “Quando surgem fraturas na coluna vertebral, dependendo do tipo e da característica da fratura, pode ocorrer a cifose, que é quando a pessoa fica com a postura mais encurvada”, alerta Pileggi.

O combate à osteoporose deve passar por uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. Se necessário, o médico pode receitar medicamentos que suplementam a quantidade dessas substâncias e também que diminuem a perda de massa óssea. É recomendada ainda a prática de exercícios físicos capazes de fortalecer a musculatura e, assim, proteger os ossos.  

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A osteoporose pode gerar deformações na coluna vertebral, a popular corcunda?"

Sergio Sant´Anna

Valorizo bastante esses pequenos artigos médicos uma vez não pertencer ao grupo de profissionais da área de saúde, eles são sempre bem vindos e servem como alertas para uma qualidade de vida melhor. Possuo 65 anos de idade e pratico esportes desde jovenzinho. Até 02 anos atrás participava de campeonatos, hoje pratico o esporte apenas para condicionamento físico. Tudo isso para dizer que possuo massa muscular ainda que me permite uma proteção de minha estrutura óssea, refletindo numa melhor qualidade de vida. Conforme o texto, a prática de atividade desportiva proporciona de fato um “modus vivendi” que só traz alegria para mim e meus familiares, contudo, o mais importante é a opinião de seu médico.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sergio, obrigada por compartilhar conosco estas palavras, com certeza será útil para nossos leitores. Abraços.

Hermínia Gomes Campos

Eu não sabia que a osteoporose pode gerar cifose. E eu já possuo cifose hereditária. Preciso está ne vigiando. Tenho osteoartrite, no limite para osteoporose. O Pilates será indicado tenho 7 3 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Hermínia, temos uma matéria em nosso site que pode te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/ossos/pilates-exercicios-musculatura-favorecem-aumento-massa-ossea
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.