A diarreia é um problema de saúde bastante comum, especialmente entre bebês e crianças. Neste quadro, os pacientes passam a evacuar mais vezes e suas fezes perdem consistência, tornando-se mais líquidas. Vários fatores podem desencadear uma diarreia, como excesso de gorduras na alimentação e algumas doenças.
Doença de Crohn está entre as causas da diarreia
“Inúmeras doenças, desde infecções por vírus e bactérias e doenças que causam inflamação do intestino, como Crohn e retocolite ulcerativa, a problemas da digestão dos alimentos, como nas pancreatites crônicas e nas intolerâncias alimentares, podem causar diarreia”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.
Existem vários mecanismos que fazem essas doenças provocarem diarreia. “Resumidamente, temos dois principais: lesão na célula intestinal ou incapacidade na quebra dos nutrientes dos alimentos, o que deixa o conteúdo das fezes rico em substâncias que puxam água para a luz intestinal, levando a uma diarreia”, acrescenta o médico.
Alimentos mal lavados podem provocar diarreia
Outra causa bastante frequente da diarreia é a ingestão de toxinas por meio de alimentos ou água contaminada. Por isso, é sempre importante verificar as condições dos ambientes em que a comida é preparada, assim como lavar as mãos e alguns ingredientes, como verduras, frutas e legumes, antes de utilizá-los no preparo das refeições.
Segundo Maximiano, o tratamento da diarreia deve se basear em dois aspectos: tratar tanto a causa por trás da diarreia quanto suas possíveis complicações, como a desidratação, distúrbios dos eletrólitos e, nos casos de diarreias crônicas, a desnutrição. Um aliado importante do tratamento é o consumo de zinco, capaz de acelerar a recuperação do corpo.
Foto: Shutterstock