A diarreia é caracterizada pelo aumento na quantidade de evacuações diárias e pelas fezes mais líquidas. Parte dos casos é resultado de problemas ligados à alimentação, como o consumo de água e alimentos contaminados por fungos ou bactérias. Estes casos podem ser evitados se alguns cuidados com a higiene forem seguidos, principalmente se o consumidor final for uma criança.
Diarreia é causada por bactérias presentes em alimentos e na água
O risco de contaminação por um alimento é maior quando o assunto é o consumo de frutas e verduras, especialmente em saladas. “Estes alimentos geralmente são ingeridos crus. O processo de cocção do alimento mata estas bactérias, muitas vezes”, afirma o gastroenterologista Fabio Luiz Maximiano.
Portanto, no caso dos alimentos consumidos crus, a melhor maneira de eliminar riscos de contaminação é higienizá-los. “A forma correta é usando uma solução de água com cloro e deixando estes alimentos de molho entre 15 e 30 minutos”, recomenda o profissional. Outra opção é utilizar gotas de água sanitária ou vinagre misturado em água filtrada.
Lavar as mãos antes de fazer a comida ajuda a evitar contaminações
Os cuidados com a higiene pessoal também são importantes na hora de preparar as refeições. Lavar bem as mãos com água e sabão ajuda a eliminar as bactérias que estão presentes nos membros e que poderiam contaminar frutas e verduras. Além disso, o Ministério da Saúde aconselha somente manipular os ingredientes após lavá-los.
Prestar atenção ao estado e à validade dos alimentos nas feiras e nos mercados também é essencial para evitar a diarreia. As frutas e as verduras, por exemplo, não devem apresentar alterações na consistência e na cor, excesso de umidade e nem partes mofadas e murchas. O ideal é que estes alimentos sejam consumidos frescos e preparados em um ambiente limpo.
Foto: Shutterstock