search
    Título

    Alimentos fora da validade podem causar diarreia? Por quê?

    Uncategorized

    Por

    Não é à toa que as autoridades de saúde fiscalizam periodicamente restaurantes e locais que abastecem alimentos: preparar e consumir produtos fora do prazo de validade oferece muitos riscos à saúde humana, como a diarreia. “Além da perda de nutrientes, existe a possibilidade de ingerir micro-organismos patogênicos e alimentos deteriorados”, afirma o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em saúde pública também conhecido pelo apelido “Doutor Bactéria”.

     

    Alimentos vencidos podem causar contaminação por bactéria

     


    O
    prazo de validade, que tem uma margem de segurança, é determinado com base em estudos que indicam por quanto tempo o aspecto, o sabor e o cheiro de um alimento permanecem e por quanto tempo é seguro utilizá-lo. A partir da data, que pode ser verificada na embalagem do alimento, o fabricante não se responsabiliza mais pela qualidade do produto.
    Quando a validade acaba, a melhor atitude a ser tomada é não consumir mais o alimento, que está sujeito a contaminações por bactérias e fungos que podem prejudicar a saúde humana. A ingestão de produtos com esses micro-organismos pode causar sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, febre e dores no estômago.

     

    Alimentos com zinco diminuem tempo de diarreia

     


    Diante de algum desses sintomas, é importante procurar o auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado. A diarreia, por exemplo, requer repouso e um cuidado extra com a ingestão de líquidos, já que sua principal complicação é a desidratação. Além disso, reforçar as refeições com
    alimentos ricos em zinco ajuda a acelerar a recuperação do organismo. Caso não seja possível obter esse mineral na alimentação, suplementos são uma boa opção.
    Não só apenas os produtos que estão fora do prazo de validade que não devem ser consumidos. “É importante observar também a presença de insetos, baratas, formigas, pelos de roedores, mordidas, teias, traças e larvas. Nestes casos, os alimentos devem ser descartados”, recomenda Figueiredo. Cheiros desagradáveis e aspecto visual fora do comum também são motivos para desconfiar do estado do alimento.

     

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes