A diarreia é um problema que aumenta a quantidade de evacuações e torna as fezes mais líquidas. “A alimentação pode provocar ou facilitar uma diarreia por uma contaminação ou intolerância alimentar“, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Parte dos casos é provocada por vírus, bactérias e outros parasitas que entram no corpo pela alimentação e acabam afetando o sistema gastrointestinal.
Vegetais mal lavados são exemplos de alimentos que causam diarreia, em alguns casos
Segundo a profissional, as contaminações alimentares mais comuns ocorrem graças ao consumo de carnes em geral, principalmente as cruas. Frutos do mar, ovo cru ou maionese caseira e doces com cremes ou feitos com ovos são outros alimentos que causam diarreia com certa frequência.
“Molho vinagrete, saladas cruas mal lavadas, leites e derivados mantidos fora de refrigeração, além da água contaminada são alguns dos exemplos mais comuns que podem provocar infecção ou viroses e, com isso, há a diarreia”, complementa a especialista.
Alguns casos de diarreia também acontecem por causa do consumo excessivo de doces com muito açúcar, que fermentam mais, e de alimentos com muita gordura, como chocolate, abacate, amêndoas e salgadinhos fritos, que podem soltar o intestino, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.
Intolerância ao leite é uma das causas da diarreia
O consumo elevado de fibras, substância presente em verduras, legumes, frutas e produtos integrais, também pode facilitar a ocorrência de uma diarreia, caso uma pessoa tenha o trânsito intestinal mais rápido. A intolerância alimentar, como à lactose, ao glúten e à caseína, também é responsável pela diarreia e deve ser investigada por um médico.
Beber água é importante e ajuda combater a desidratação causada pela diarreia
Quem está com diarreia não deve parar de comer ou de beber água, já que uma das principais complicações do problema é a desidratação. Apesar de boa parte dos casos se resolverem sem o auxílio de um profissional, é sempre importante procurar orientações sobre como se alimentar, para verificar se a diarreia é resultado de intolerância alimentar e, quando necessário, para receber soro caseiro e outras formas de tratamento.
Foto: Shutterstock