Saiba como o zinco ajuda a acelerar sua recuperação da diarreia


  • +A
  • -A

A diarreia é um problema de saúde causado principalmente por infecções e é bastante frequente entre as crianças. O período do tratamento é muito importante para garantir que o corpo se recupere totalmente e o zinco pode ajudá-lo nesta tarefa. Diversos estudos têm apontado para uma ligação muito próxima entre o nutriente e os casos de diarreia, com a deficiência do zinco sendo associada à gravidade dos episódios.

Zinco melhora a eficiência do sistema imunológico


No fim de 2017, por exemplo, um estudo indiano demonstrou que crianças com desidratação e aquelas com diarreia causada por vírus apresentaram níveis significativamente mais baixos de zinco. “O zinco é considerado um elemento essencial para a recuperação da integridade da mucosa do intestino, melhorando o transporte de sódio e água no organismo e a
função imunológica (defesa)“, diz a nutricionista Sílvia Ferolla.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal tratamento da diarreia é a prevenção da desidratação, feita por meio da reposição adequada de líquidos e sais de reidratação oral. Além disso, a manutenção da alimentação oral, a preferência por alimentos ricos em zinco e, em alguns casos, a suplementação desse nutriente também são medidas importantes.

Alimentação rica em zinco ajuda a prevenir casos de diarreia


Na verdade, a presença do zinco na alimentação não é importante somente para a recuperação do corpo depois de um quadro de diarreia. O nutriente é necessário também para prevenir esse problema. “O status adequado de zinco no organismo garante um intestino mais saudável e, portanto, mais resistente à diarreia e a outras afecções intestinais”, destaca a profissional.

Segundo a especialista, os produtos animais são as fontes dietéticas mais importantes de zinco, em termos de conteúdo e biodisponibilidade. “Outras fontes de zinco são o gérmen de trigo, grãos integrais, aveia, castanhas, nozes, amêndoas, queijo, leite e feijão”, lembra a nutricionista. Há ainda outras substâncias que auxiliam o tratamento da diarreia. Sílvia cita o sódio, o potássio, a glicose e o cálcio como os principais exemplos.

Sílvia Marinho Ferolla Costa é nutricionista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo e atende na Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte. CRN-MG: 1821 Site oficial: www.silviaferolla.com.br

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
diarreia
suplementos
zinco

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Saiba como o zinco ajuda a acelerar sua recuperação da diarreia"

Janaína Alves

Achei muito interessante a matéria! Meu filho tem 4 anos e tem seletividade alimentar. Já por duas vezes teve virose e diarréia, pode ser administrado o zinco já na fase da diarréia? E é o zinco um fortalecedor para a imunidade baixa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Janaína, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal tratamento da diarreia é a prevenção da desidratação, feita por meio da reposição adequada de líquidos e sais de reidratação oral. Além disso, a manutenção da alimentação oral, a preferência por alimentos ricos em zinco e, em alguns casos, a suplementação desse nutriente também são medidas importantes. O zinco é um nutriente que tem diversas funções no organismo, destacando-se na participação da síntese e degradação dos carboidratos, lipídios e proteínas, na defesa contra agentes antioxidantes, na recuperação de uma diarreia e na manutenção do crescimento do corpo. Mas, um de seus trabalhos mais importantes é garantir que a imunidade do organismo esteja sempre em pleno funcionamento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.