search
    Título

    A intolerância à lactose pode causar diarreia nas pessoas?

    Saúde Gastrointestinal

    Por Dr. Alexandre de Souza Carlos

    1 de agosto de 2017

    A intolerância à lactose se estabelece quando há ausência parcial ou total de uma enzima chamada lactase, a qual é responsável por digerir a lactose, um dos principais açúcares presentes no leite. Quem possui esta condição sofre com os efeitos que ela costuma causar. Cólica, distensão (inchaço) abdominal e diarreia são alguns desses efeitos.

    Perigos da diarreia causada pela intolerância à lactose

    “A intolerância à lactose é uma condição frequente e de caráter benigno que se manifesta com sintomas exclusivamente gastrintestinais. Os mais frequentes são dor abdominal, flatulência e diarreia”, aponta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Esses sintomas aparecem logo após a ingestão de algum produto lácteo, entre 30 minutos e duas horas depois do consumo.
    A intensidade dos sintomas costuma variar de acordo com a quantidade de lactose ingerida por quem tem a intolerância. Se por acaso um paciente acabar consumindo mais lactose do que deveria, pode ter uma diarreia bastante volumosa e com perda excessiva de líquido, ou seja, uma complicação grave. Por isso é ideal adequar a alimentação, evitando a lactose ao máximo.  

    Causas da intolerância à lactose e formação dos sintomas no organismo

    A causa da intolerância à lactose é, em muitos casos, genética, mas também pode estar associada a doenças gastrointestinais. Gastroenterites virais ou bacterianas, por exemplo, podem destruir as células produtoras de lactase que revestem o intestino delgado, fazendo com que a digestão da lactose seja dificultada.
    Em condições normais, a lactose é digerida no intestino delgado sem libertação de bolhas gasosas. Quando ela não é digerida adequadamente, passa para o intestino grosso, onde é degradada apenas em parte pelas bactérias presentes. Isso contribui para a formação dos sintomas da intolerância, o que inclui gases. “A produção de gases em excesso (flatulência) é bastante comum na intolerância a lactose. Isto se deve à fermentação da lactose não digerida por bactérias do intestino grosso”.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    diarreia
    intolerância à lactose
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes