Além de possuir propriedades antioxidantes e atuar de maneira importante no sistema imunológico, o zinco ajuda a promover o bom funcionamento do intestino, sendo por isso considerado um elemento essencial no tratamento da diarreia infantil. Portanto, os suplementos desse mineral podem contribuir para controlar surtos em crianças.
Principais fontes de zinco
“A suplementação de zinco durante um quadro de diarreia aguda mostrou-se benéfica em alguns estudos, com redução da duração e gravidade dos episódios, além de redução das taxas de hospitalizações e mortalidade associadas à doença”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Mesmo quem usa suplementos de zinco deve buscar o nutriente também na dieta. As principais fontes de zinco na alimentação são: ostras cozidas, semente de abóbora, amêndoa, cordeiro e peru cozido, amendoim e carne bovina assada. Algumas pessoas conseguem atingir os níveis adequados de zinco somente com a dieta, mas caso isso não seja possível, deve-se recorrer à suplementação.
Atuação do zinco no intestino para evitar diarreia
O zinco ajuda a garantir a manutenção da integridade da mucosa do intestino, favorecendo a multiplicação e diferenciação das células intestinais, o que permite a regeneração da mucosa. Ele também dificulta a entrada de microrganismos que possam comprometer as atividades intestinais, causando a diarreia nos pequenos.
“A exata função do zinco nas infecções intestinais de diversas etiologias não é totalmente compreendida, mas alguns trabalhos mostram que o mineral poderia atuar na regulação da resposta imunológica, exercer papel antioxidante, além de atuar no controle da perda de fluidos e na manutenção da integridade das células intestinais”.
Foto: Shutterstock