Existem diferentes tipos de infarto?


  • +A
  • -A

Um infarto ocorre quando o músculo do coração não recebe a quantidade necessária de sangue oxigenado, em função de uma obstrução na artéria coronária, que é o vaso responsável por fazer esse transporte até o músculo cardíaco. Esse processo pode acontecer de formas distintas, dependendo do nível de bloqueio da artéria coronária.

Formas de ocorrência de um infarto


Sendo assim, o ataque cardíaco é normalmente dividido em duas variações: quando acontece com obstrução total da artéria coronária e quando o bloqueio é apenas parcial. De acordo com o cardiologista Rafael Santos, o infarto pode ser entendido sem a divisão em tipos. “Na verdade, eu não costumo falar em tipos de infarto, mas sim em
causas e graus de acometimento”.

Ele explica que os graus de acometimento do infarto variam quanto à artéria que foi afetada e em que local ela sofreu o bloqueio. “Dependendo desses fatores, pode haver dano a uma área extensa do músculo ou apenas a um determinado segmento dele”. Em relação às causas, ele destaca a doença aterosclerótica coronariana (placas de gordura), mas doenças crônicas, como a hipertensão, também desempenham um papel nesse sentido.

Causas e fatores de risco para um infarto


“Apesar da principal causa do infarto do miocárdio ser a doença aterosclerótica coronariana, o episódio também pode ocorrer por outros motivos, como dissecção coronariana, embolia coronariana por uma endocardite infecciosa (infecção no coração), trombo no átrio esquerdo, anomalia congênita das artérias coronárias, dentre outros”, afirma.

Vale citar também os fatores de risco para a ocorrência do infarto e a importância de evitá-los para que o episódio não venha a acontecer. A predisposição genética não pode ser controlada, mas vários outros fatores podem ser contidos, como os hábitos não saudáveis. Abandonar o cigarro, comidas gordurosas e com muito colesterol, obesidade, estresse e alcoolismo e tratar doenças como diabetes e hipertensão são medidas fundamentais nesse sentido.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Rafael Santos Costa

Cardiologia

CRM: 52-93343-0 / RJ

TAGS
cardiovascular
dor-no-peito
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Existem diferentes tipos de infarto?"

GERALDO MAGELA DIAS

BOA TARDE ,DOR NO PEITO DO LADO DIREITO E NA PONTA DA COSTELA DO LADO DIREITO TAMBÉM E UM SINAL DE INFARTO ,OU NÃO

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geraldo, existem diversos fatores que podem provocar dor no peito. O ideal é realizar uma consulta, assim o médico solicitará exames para verificar o que está causando a dor e indicará o tratamento adequado. Melhoras.

Penélope

Senti dores na nuca e resolvi verificar o nível da pressão. Estava em 15/8 e senti um formigamento no braço esquerdo. Pode ser um indício de um AVC?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Penélope, faça uma avaliação com o médico cardiologista para que ele possa te orientar quanto aos sintomas apresentados e indique a conduta adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.