search
Título

Quais são os tipos de diarreia que existem?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

19 de outubro de 2023

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Tais denominações se referem ao tempo de duração do quadro. Sendo assim, a diarreia aguda é aquela na qual os sintomas permanecem por até duas semanas, enquanto na crônica o incômodo é prolongado por um período que costuma durar entre três e quatro semanas.

Mais classificações e causas da diarreia


“Também podemos classificar as diarreias de acordo com as características de local envolvido do intestino, isto é, delgado ou grosso”, completa a gastroenterologista Marta Mitiko Deguti. “Em geral, as diarreias de intestino delgado são mais volumosas, enquanto as de intestino grosso manifestam-se com maior número de evacuações”.

Segundo a médica, a diarreia aguda é causada, geralmente, por vírus, bactérias ou algum outro parasita. Já a crônica pode indicar síndrome do intestino irritado ou até mesmo condições mais graves, como colites ulcerosas e doença de Crohn.

Riscos e tratamento da diarreia


Apesar de ser algo bastante comum e que, normalmente, não apresenta muitos riscos, a diarreia pode ser perigosa caso venha acompanhada de alguns sinais. “Se houver presença de febre, desidratação intensa, sangramento, prostração e perda de peso, além do tempo prolongado da doença, deve-se ficar preocupado e procurar ajuda médica com urgência”, recomenda Marta.

Como o principal dano causado pela diarreia é a desidratação, a medida mais recomendada para tratar o problema é a ingestão de líquidos, dos mais variados tipos. Água, sucos naturais, chás e água de coco são opções válidas. Além disso, é importante conversar com um médico, para saber se é necessária alguma medicação ou suplemento, que podem ajudar a controlar sintomas ou repor minerais perdidos durante o quadro.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Artigos
Prisão de ventre pode ser um sintoma de parasitoses intestinais?

A higienização adequada dos alimentos em casa ou o consumo em restaurantes de procedência confiável é fundamental para evitar a contaminação por organismos que causam as chamadas parasitoses intestinais. Essas infecções, ainda que raramente sejam graves, podem causar bastante desconforto e exigem tratamento especializado assim que forem identificados os sintomas. A prisão de ventre é um deles? […]

Converse com um dos nossos atendentes