Apesar de normalmente não ser considerado um problema grave, um quadro de diarreia apresenta alguns riscos, especialmente quando não é tratado. “A diarreia, quando não tratada, pode levar à desidratação e perda de peso importante. Além disso, pode indicar sinais e sintomas de má absorção de alguns nutrientes”, comenta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.
Diarreia não tratada pode levar até à morte
Segundo o médico, essa má absorção de nutrientes tende a provocar problemas de saúde, tais como anemia carencial (deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12), doenças ósseas (deficiência de cálcio) e alterações na pele (deficiência de vitamina B3). “Essas doenças surgem porque a diarreia não tratada deixa o paciente com a imunidade baixa”, completa Carlos.
Um quadro de diarreia pode até mesmo levar uma pessoa à morte, em casos mais graves. “A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.
Causas e tratamentos da diarreia
Normalmente, a diarreia ocorre pela infecção de vírus, bactérias ou outros parasitas que invadem o organismo, mas também pode ser causada por infecção alimentar e uso de remédios, como antibióticos e laxantes que contenham magnésio. Ingerir água ou alimentos contaminados, além do consumo de álcool e cigarros em excesso também podem contribuir neste sentido.
Como é provocada por diversas causas, o tratamento é definido de acordo com cada situação. No entanto, ele costuma ser paliativo, com a recomendação da ingestão de líquidos a fim de combater a desidratação, o risco mais imediato causado pela diarreia. Ainda assim, é importante conversar com um médico que, dependendo da seriedade do quadro, pode receitar algum medicamento ou suplemento nutricional.
Foto: Shutterstock