search
Título

Qual o papel do zinco na recuperação de uma diarreia?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Alexandre de Sousa Carlos e Dra. Aedra Kapitzky Dias

17 de abril de 2017

O zinco é um componente importante na recuperação de diarreia, especialmente a aguda, que acomete mais as crianças. Ele ajuda a reduzir a frequência e a duração dos episódios de evacuações, regula a perda de água nas fezes e contribui na manutenção da integridade da mucosa do intestino, dificultando a entrada de microrganismos.

“A suplementação de zinco durante um quadro de diarreia aguda mostrou-se benéfica em alguns estudos, com redução da duração e gravidade dos episódios, além de redução das taxas de hospitalizações e mortalidade associada à doença”, conta o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Segundo ele, há evidências de que um grande número de crianças e lactentes têm deficiências nas concentrações deste nutriente nos países em desenvolvimento.

Ação do zinco no organismo das crianças


“As crianças são as maiores vítimas e as que apresentam melhores resultados imediatos após a suplementação de zinco”, diz o médico. A ação do mineral é, portanto, essencial, ainda mais tendo em vista que em um quadro infeccioso agudo a desidratação e diminuição do apetite causadas pela doença contribuem para as altas taxas de mortalidade.  

O zinco é considerado um dos mais importantes micronutrientes da dieta humana, pois participa em várias funções celulares, como a síntese de proteína e proliferação celular. “A função exata do zinco nas infecções intestinais de diversas etiologias não é totalmente compreendida, mas alguns trabalhos mostram que ele poderia atuar na regulação da resposta imunológica e no controle da perda de fluidos, além de exercer papel antioxidante”, acrescenta Dr. Alexandre.

Fontes de zinco na alimentação


Quanto à obtenção do zinco, a gastroenterologista Aedra Kapitzky
diz que ela pode ser garantida naturalmente através da alimentação. “Os alimentos mais ricos são os de origem animal, como ostras, camarão, carne de vaca, frango e peixe. Podemos encontrar o zinco ainda em grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. Em frutas e hortaliças, a concentração de zinco é baixa, além da sua biodisponibilidade ser reduzida”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
diarreia
zinco
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes