AchèAchè
search
Título

Desidratação: Sintomas e riscos dessa condição associada à diarreia

Saúde Gastrointestinal

19 de outubro de 2023

A desidratação é um dos elementos mais característicos de um quadro de diarreia e representa riscos significativos à saúde. Não é por acaso que os médicos recomendam com ênfase a ingestão de líquidos em grandes quantidades quando um paciente é diagnosticado com o problema. Os sintomas da desidratação são facilmente observáveis, ainda mais se ela for intensa.

Sinais da diarreia com desidratação


Os principais sintomas de desidratação mais intensa são: boca seca, irritabilidade, cansaço, olhos fundos, urina escura, pulso fino, pressão baixa e câimbras. A forma mais grave da diarreia pode causar insuficiência renal, coma, arritmias cardíacas e morte”, aponta a gastroenterologista Amanda Buchmann.
Segundo a especialista, a doença que causa a diarreia com desidratação mais grave é a cólera. “A diarreia causada por essa doença manifesta fezes em ‘água de arroz’, que são bem características dela”. Ela conta ainda que, além da desidratação, outra complicação da diarreia é o distúrbio dos eletrólitos.

Tratamento, principais causas e duração da diarreia aguda


Quanto ao tratamento da diarreia, o fundamental, naturalmente, é repor as perdas líquidas e de eletrólitos para não desidratar. “Se a diarreia não for grave, o paciente pode beber o soro de reidratação oral (1 litro de água com 1 colher de chá de sal e duas colheres de sopa rasa de açúcar), água de coco ou sucos frescos. Além disso, deve-se fazer uma alimentação leve, evitando leite e seus derivados, cafeína, gordura e produtos condimentados”.

A maioria dos casos de diarreia aguda estão relacionados com alimentos ou água contaminados e são definidos pela ocorrência com menos de duas semanas de duração. “A maioria das diarreias agudas infecciosas são autolimitadas, isto é, o curso delas duram cerca de dois a três dias”. É importante ressaltar que cada pessoa pode ter uma manifestação diferente, mesmo diante do mesmo agente causador da diarreia.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Festas de fim de ano: o que muda na rotina de quem tem intolerância à lactose?

Indivíduos que sofrem com intolerância à lactose precisam ter atenção redobrada no período das festas de fim de ano, marcado por mesas fartas, repletas de alimentos contendo leite e derivados. Isso porque, dependendo do nível de intolerância, uma simples “beliscada” na comida indevida pode resultar em sintomas bem incômodos e, consequentemente, uma experiência desagradável nas festividades. Suplemento […]

Artigos
Como funciona o processo de digestão da lactose?

A digestão é um processo complexo que começa já na mastigação dos alimentos e envolve vários órgãos. Em linhas gerais, o objetivo é quebrar os alimentos em componentes cada vez menores, facilitando a absorção pelo organismo que usa os nutrientes para se manter. Para algumas pessoas, no entanto, alguns alimentos podem se tornar um inconveniente […]

Artigos
Versões sem lactose de produtos derivados do leite são seguros para quem tem intolerância?

Pessoas com intolerância à lactose precisam adotar alguns cuidados no dia a dia para evitar os sintomas incômodos provocados quando se ingere alimentos contendo leite e derivados. Um desses cuidados é apostar em produtos sem lactose, ou seja, que têm na composição leite ou derivados, mas não a lactose. Este açúcar do leite é o elemento fundamental […]

Converse com um dos nossos atendentes