search
Título

Por que a hidratação é tão importante para a recuperação após uma diarreia?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dra. Marta Mitiko Deguti

31 de maio de 2017

Um dos maiores problemas causados pela diarreia é a desidratação, uma complicação bastante comum do quadro. A perda exagerada de líquidos traz riscos para a saúde e, por isso, é recomendado que, durante um período de diarreia, o paciente procure se hidratar ao máximo, justamente para repor o que foi perdido.

“A perda de líquidos do corpo prejudica a circulação sanguínea e, portanto, a irrigação do organismo. Também pode acontecer, em função da desidratação, perda de minerais essenciais para o funcionamento dos órgãos vitais”, comenta a gastroenterologista Marta Mitiko Deguti. Por isso, a suplementação de nutrientes como o zinco pode ser recomendada para auxiliar na recuperação do quadro.

 

Opções de líquidos e alimentos que ajudam no tratamento contra a diarreia

 


A médica explica que a ingestão de  líquidos não ameniza a diarreia, mas contribui para que ela não venha a provocar consequências piores. “A diarreia faz com que a pessoa perca líquido excessivamente, ficando, assim, mais doente. Por isso a necessidade de repor à altura”. Além de água, outras opções são chás, sucos naturais e água de coco.

O cuidado com a alimentação também ajuda bastante no tratamento da diarreia. Comidas leves e de fácil digestão, como banana, maçã e arroz, cenoura e frango cozidos, são boas opções. Evitar alimentos com muita fibra (couves, frutas com casca, cereais integrais) e aqueles que estimulam o intestino (chocolate, café, leite, queijo) também é importante.

 

Procurando ajuda médica em casos graves

 


Contudo, essas soluções não garantem totalmente a recuperação de um quadro de diarreia. O tratamento vai depender do que causou a doença. Casos mais graves exigem a atuação de um profissional. “Se houver sinais de perigo (febre, desidratação, sangramento, prostração, tempo prolongado do quadro, perda de peso acentuada), o doente deve procurar assistência médica”, completa Marta.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
diarreia
hidratação
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes