Um dos maiores problemas causados pela diarreia é a desidratação, uma complicação bastante comum do quadro. A perda exagerada de líquidos traz riscos para a saúde e, por isso, é recomendado que, durante um período de diarreia, o paciente procure se hidratar ao máximo, justamente para repor o que foi perdido.
“A perda de líquidos do corpo prejudica a circulação sanguínea e, portanto, a irrigação do organismo. Também pode acontecer, em função da desidratação, perda de minerais essenciais para o funcionamento dos órgãos vitais”, comenta a gastroenterologista Marta Mitiko Deguti. Por isso, a suplementação de nutrientes como o zinco pode ser recomendada para auxiliar na recuperação do quadro.
Opções de líquidos e alimentos que ajudam no tratamento contra a diarreia
A médica explica que a ingestão de líquidos não ameniza a diarreia, mas contribui para que ela não venha a provocar consequências piores. “A diarreia faz com que a pessoa perca líquido excessivamente, ficando, assim, mais doente. Por isso a necessidade de repor à altura”. Além de água, outras opções são chás, sucos naturais e água de coco.
O cuidado com a alimentação também ajuda bastante no tratamento da diarreia. Comidas leves e de fácil digestão, como banana, maçã e arroz, cenoura e frango cozidos, são boas opções. Evitar alimentos com muita fibra (couves, frutas com casca, cereais integrais) e aqueles que estimulam o intestino (chocolate, café, leite, queijo) também é importante.
Procurando ajuda médica em casos graves
Contudo, essas soluções não garantem totalmente a recuperação de um quadro de diarreia. O tratamento vai depender do que causou a doença. Casos mais graves exigem a atuação de um profissional. “Se houver sinais de perigo (febre, desidratação, sangramento, prostração, tempo prolongado do quadro, perda de peso acentuada), o doente deve procurar assistência médica”, completa Marta.
Foto: Shutterstock