Qual é a diferença entre varizes e vasinhos? Saiba identificar!


  • +A
  • -A

Dores, inchaço, formigamento e queimação nas pernas são os principais sintomas das varizes, dilatações das veias que atrapalham o fluxo sanguíneo. As varizes e os “vasinhos” são, essencialmente, o mesmo problema de saúde. A diferenciação é feita com base em apenas duas características.

Saiba diferenciar as varizes dos “vasinhos”


A principal diferença é o tamanho. “Variz é a denominação das veias tortuosas e dilatadas. ‘Vasinhos’ são as varizes de pequeno calibre, sendo uma denominação popular das microvarizes”, explica o angiologista Ricardo Nobili. Além disso, os “vasinhos” são vistos em camadas mais superficiais da pele.

As varizes de maior calibre podem provocar maiores complicações à saúde, mas a dor e o desconforto também podem ser causadas pelas microvarizes.

Sobrepeso e gravidez podem provocar varizes e vasinhos


As varizes e os “vasinhos” são causados pelos mesmos fatores. Podem ser citados a genética, o excesso de peso, a
gravidez, o uso de anticoncepcionais e até mesmo a permanência em pé ou sentado por muito tempo. Nobili também menciona o ato de fumar cigarro, capaz de levar a um quadro de hipertensão nos pulmões que, por sua vez, aumenta a pressão nas veias do corpo e favorece a formação das varizes.

Com gravidades diferentes, o tratamento das varizes e dos vasinhos pode variar. O tratamento das microvarizes (“vasinhos”) é feito com escleroterapia. Já as varizes calibrosas são tratadas com cirurgia ou também com a escleroterapia, realizada com outros métodos.  Um especialista poderá indicar ainda o uso de meias de compressão para melhorar a circulação sanguínea, cremes, pomadas e remédios para aliviar os sintomas.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e atende em Duque de Caxias (RJ). CRM-RJ: 31788-7

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Qual é a diferença entre varizes e vasinhos? Saiba identificar!"

nilda dias

Muito interessante a explicação. Simples e fácil de entender. À muito tinha essa curiosidade em saber a diferença entre ambas, já que tenho vários desenhos em minhas pernas.PS.: desenhos= é assim que chamo carinhosamente, meus “vasinhos”. hahahahaahMuito obrigado pela explicação, entrarei mais nesta página.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nilda, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria da Glória

Bom dia! Fui ao angilogista faz 4 anos, tinha cansaço nas pernas, a cor das minhas pernas eram pretas até à altura da panturrilha, o médico receitou Diosmin sd melhorou as dores e uso o Diosmin até hoje. Em Janeiro de 2017 comecei a ter câimbras noturna diariamente, passei a usar o cloreto de magnésio PA duas vezes ao dia, no primeiro dia de uso não tive mais câimbras! Com 3 meses de uso do magnésio comecei a notar as minhas pernas mais claras, as manchas pretas da má circulação sumiram!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria da Glória, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

wilson da silva teixeira

Tenho inchaço mais no pe esquerdo, dor nas pernas parece fraquesa e algumas veias que aparecem, a tarde coloco as pernas esticadas e melhora um pouco, tomo diosmin 2 ao dia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wilson, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Lucia Perim

Na minha opiniao estes tratamentos não adiantam nada.Quanto mais mexemos mais piora.Operei tres x,primeiro safenactomia parcial,as outras duas com agulha de crochê,(não sei ao certo.o nome)Imagina que minha perna piorou quatro ou cinco x mais e isso fazendo td conforme os médicos falaram .Minha perna tem uma dirença visível de 3 cms e isso me dá um certo desconforto. Então por último fui a um angio por indicação e ele me orientou a fazer a espuma com a esposa dele,ela me disse que aquela diferença iria diminuir.Resumindo fiz,deu um total entre as aplicações de R$ 950.00 fora os medicamentos e aquela meia horrível que fiquei usando durante o tempo prescrito por ela.Enfim na minha opinião foi dinheiro jogado fora ,pois apareceram outras mais horríveis minha pena piorou…Detestei,não sei oque fazer….

Antonia

Eu tenho muito vasinho agora ao 53 anos comecei fazer aplicações e tomo remédios tinha muitas vergonha nunca fui à praia agora tá limpado ainda volta to gastando muitos obrigada

Kiko Brito

Existe cirurgia para Trombose venosa profunda aguda e extensa? Tem algum outro coagulante que possa substituir xarelton? Ou ele é o melhor? Tomo Daflon para circulação mas minha perna continua queimando, seria bom mudar de medicação?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kiko, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta para que o médico possa te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.