search
    Título

    Queimação nas pernas é o único sintoma das varizes?

    Pele e Beleza
    Varizes

    Por Dr. Rodrigo Fukushima

    13 de abril de 2018

    Um dos sintomas mais característicos das varizes é a sensação de queimação nas pernas, mas esta não é a única manifestação que surge com o problema. Outras sensações também compõem o quadro, tais como dor, inchaço, coceira, formigamento, descoloração e escurecimento da pele.

    O que significa ter queimação nas pernas?


    “A sensação de queimação nas pernas é apenas um dos diversos sintomas que podem ocorrer nos pacientes com varizes dos membros inferiores. A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos. Isto se deve à presença aumentada de mediadores inflamatórios secundários ao
    prejuízo circulatório que as varizes causam”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.
    Além dos sintomas já citados, pode-se destacar ainda a sensação de peso, cansaço e câimbras noturnas nos membros inferiores, por vezes acordando o paciente no meio da noite. “Em casos mais avançados, podem surgir edema, ressecamento da pele, perda de fâneros (pelos) e até mesmo feridas (úlcera varicosa)”, completa o angiologista.
    A principal medida para controlar os sintomas é tratar a sua causa, ou seja, as varizes. Uma das formas de aliviar os sintomas causados pelas varizes, é fortalecer a musculatura da perna, especialmente da panturrilha, pois isso exerce papel extremamente importante no bombeamento do sangue de volta ao coração. “Por isto, a prática regular de atividades físicas, em especial as aeróbicas (caminhada, corrida, bicicleta e natação), auxiliam no controle dos sintomas em pacientes com varizes”, afirma Fukushima.

    O que é bom para queimação na perna? 


    Algumas medidas simples também podem ajudar no controle dos sintomas das varizes, em conjunto com o uso de medicamentos venotônicos. Exemplos: repouso com os membros elevados, banho com água fria ou a imersão dos membros inferiores em água gelada. “Vale citar ainda as meias de compressão graduada, igualmente importantes no controle dos sintomas das varizes”, conclui.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    circulação
    varizes
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes