search
Título

Por que as varizes, em casos graves, podem causar feridas na pele?

Uncategorized

Por

Os casos avançados de varizes dos membros inferiores podem causar feridas na pele. Segundo o angiologista Rodrigo Fukushima, isso ocorre em função do aumento local da pressão venosa, depósito de ferro na pele e subcutâneo, aumento dos mediadores inflamatórios e redução da oxigenação.

Formação de feridas na pele em função das varizes


Nos pacientes que apresentam varizes, as válvulas das veias que direcionam o sangue no sentido correto deixam de trabalhar corretamente, prejudicando a circulação, com acúmulo de sangue nas extremidades e aumento da pressão venosa local. Neste ambiente de alta pressão, ocorre microextravasamento de sangue para a pele e para o tecido subcutâneo”, explica o médico.

Em função da má oxigenação local, liberação de mediadores inflamatórios e alterações associadas da pele, cria-se um ambiente local que favorece o desenvolvimento de ulcerações e dificulta sua cicatrização “Este ambiente hostil predispõe os pacientes a desenvolverem feridas, conhecidas como úlceras varicosas”, conclui.

Riscos e tratamento das feridas provocadas por varizes


Comumente as úlceras são dolorosas e com odor desagradável, reduzindo muito a
qualidade de vida dos pacientes. Os principais riscos envolvendo essas lesões são as infecções, que podem se apresentar com quadros locais ou sistêmicos graves. “Nesta última situação, pode ser necessária internação prolongada para antibioticoterapia endovenosa”.
O mais importante no tratamento das úlceras varicosas é agir na sua causa, ou seja, nas varizes dos membros inferiores. Este tratamento irá depender da extensão da doença e dos vasos acometidos. “O planejamento do tratamento é realizado caso a caso após minuciosa avaliação do paciente”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes