search
    Título

    Se não forem tratadas, as varizes podem causar problemas graves?

    Uncategorized

    Por

    Muitas pessoas encaram as varizes mais como um problema estético do que de saúde, sendo que, na verdade, há diversos riscos associados a esse quadro que vão muito além da aparência. O problema é crônico e por isso exige tratamento específico constante. Deixar de tratar as varizes ou mesmo abandonar um tratamento em curso pode ser perigoso.   
    Se não forem tratados a doença pode evoluir e piorar o caso de insuficiência venosa. “Sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, informa o angiologista Jayme Ramos.

    Varizes podem provocar trombose


    Ainda segundo o especialista, a ausência de tratamento adequado para as varizes pode aumentar o risco de tromboflebite (inflamação superficial das veias) e, em algumas situações,
    facilitar o desenvolvimento de trombose. “Por tudo isso é que a veia varicosa deve ser encarada como um problema de saúde e não apenas uma situação estética”.
    A trombose consiste na formação de coágulos de sangue no interior de veias e artérias, os quais impedem a circulação do sangue. Pessoas com varizes possuem mais risco de desenvolver trombose das veias, pois a dilatação das veias varicosas dificulta o fluxo sanguíneo, o que favorece a formação dos trombos.

    Tratamento para controlar as varizes e seus sintomas


    Além de ajudar a evitar esses riscos graves, o tratamento das varizes é fundamental para controlar a doença em si e seus incômodos sintomas. Para isso,
    deve-se utilizar medicamentos específicos e lançar mão de alguns cuidados simples para o dia a dia. Dentre estes, vale evitar o sobrepeso, praticar exercícios físicos, evitar ficar com as pernas paradas, usar meias elásticas de compressão etc.   
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes