search
Título

Quais são os exercícios recomendados para ajudar no tratamento de varizes?

Uncategorized

Por

Dentre os procedimentos recomendados no tratamento das varizes está a prática de exercícios físicos, que contribui para que o sangue não se acumule nos seus membros inferiores, prejudicando a circulação como um todo. Alguns exercícios, no entanto, funcionam melhor do que outros, como explica o angiologista Jayme Ramos.

 

Atividades físicas e seus benefícios no tratamento de varizes

 


Qualquer exercício que fortaleça a panturrilha é bem vindo na prevenção de veias varicosas”, afirma Ramos. “Caminhar, nadar e pedalar são alguns exemplos. A panturrilha funciona como um segundo coração, uma bomba hidráulica que facilita a retirada de sangue das pernas de volta para o coração através do sistema venoso”. Alguns esportes, como o futebol, também podem trazer benefícios, mas é importante que a atividade seja realizada adequadamente e com acompanhamento médico.

Segundo o médico, a melhora do retorno venoso de sangue para o coração é importante para evitar o acúmulo de sangue desnecessário nas pernas, ajudando a diminuir a pressão venosa nos membros inferiores. Com a pressão venosa menor, você reduz os estímulos para que suas veias se deformem e se tornaram varicosas.

 

Exercícios que devem ser evitados por quem está tratando as varizes

 


Apesar de, em tese, qualquer tipo de exercício ser recomendado para o tratamento de varizes, o angiologista aponta que existem teorias indicando que
algumas modalidades podem aumentar a chance de desenvolvimento de varizes nos membros inferiores. “Esses exercícios seriam os que forçam muito a parede abdominal e os que exigem movimentos de grande impacto ou torção em membros inferiores”, afirma Ramos. Exercícios com alta carga e levantamento de peso também podem trazer problemas para pacientes com varizes. 
Outro fator importante que influencia diretamente na escolha dos exercícios e que você deve levar em conta é a intensidade das varizes. Em casos mais leves, quase todas as modalidades podem ser realizadas sem problemas. Já nos casos mais severos, recomenda-se evitar as atividades de muito impacto e com maiores riscos de torções.  
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes