As varizes não se restringem à questão estética, como as manchas na pele e o aparecimento das veias. Elas são um problema de saúde e devem ser tratadas adequadamente para evitar o surgimento de complicações e aliviar os sintomas, como as dores, o inchaço, a sensação de peso e de ardência na região afetada.
Conheça alguns dos fatores de risco das varizes
A prática de atividades físicas é uma das medidas indicadas pelos profissionais tanto para tratar quanto para prevenir as varizes. Mas, é preciso ficar atento porque nem todas trazem benefícios aos pacientes. “A musculação de alta intensidade nas pernas pode sim ser um fator para o aparecimento de varizes. Recomenda-se a musculação moderada, mas é preciso avaliar cada caso individualmente”, explica o angiologista Ricardo Nobili.
Alguns exercícios podem causar o aumento da pressão intra-abdominal e, assim, dificultar o retorno venoso, favorecendo o desencadeamento do quadro de varizes, segundo o angiologista João Augusto Bille. No entanto, ele explica que a maioria dos exercícios para pernas não tem esse feito, como é o caso do agachamento e da cadeira adutora.
Existem ainda outros fatores capazes de favorecer o surgimento de varizes, além da musculação intensa. Gravidez, excesso de peso, genética, uso de anticoncepcionais, idade avançada e trabalhar em pé ou sentado durante todo o expediente são alguns dos fatores de risco que devem ser levados em consideração.
Não é preciso parar de malhar
Para quem já tem varizes e iniciou o tratamento, os dois especialistas foram categóricos ao dizer que não é preciso interromper a prática da musculação. Mas, é importante fazer uma pausa de cerca de 48 horas depois das sessões de tratamento, além de manter o acompanhamento de um professor de educação física e do médico, que poderão analisar o caso e orientar a melhor forma de praticar as atividades.
Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ) e atende em Duque de Caxias. CRM-RJ: 31788-7
Dr. João Augusto Bille é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV-RJ) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 69167-4