Sente dores nas pernas? Saiba as diferenças entre cansaço e sinais de varizes


  • +A
  • -A

Depois de exercícios físicos ou um dia de muita caminhada, é normal sentir dores nas pernas. Segundo o angiologista Jayme Ramos, quando há dúvidas sobre a possibilidade de se ter varizes, é preciso ficar atento a sintomas mais específicos. “Na verdade, a dor de varizes tem como manifestação comum a sensação de pernas pesadas e cansadas no fim do dia. É importante que se faça a distinção de outras causas: exercícios, dores musculares, dores arteriais. É muito importante procurar um médico para que ele possa fazer uma avaliação detalhada do paciente para descobrir a causa do incômodo”, explica.

 

Como identificar varizes nas pernas?

 

De acordo com o especialista, a variz é identificável por sua aparência na pele. Pode corresponder desde aqueles pequenos vasos que se assemelham teias de aranha vermelhas ou até caroços debaixo da epiderme. “Existe uma classificação de doença varicosa que vai de zero a seis e todas as varizes são colocadas nessa classificação”, pontua o médico.

Ramos também alerta que quanto mais cedo o problema for tratado, menos o paciente vai sofrer com possíveis sequelas. “Uma situação muito comum e que não deveria acontecer é aquela em que o paciente identifica essas varizes, porém espera aparecer mais algumas para então ir ao médico”, acrescenta. “Isso faz com que as primeiras varizes já tenham evoluído e o tratamento acaba ficando mais difícil”.

 

Qual é o melhor tratamento para varizes?

 

O angiologista explica que o tratamento para varizes pode ser feito por meio de aplicação, laser, cirurgia ou radiofrequência. “Existe também espaço para o uso de cremes e comprimidos (venotônicos) no tratamento da insuficiência venosa. Porém, quando a veia que era normal se torna uma variz, os outros métodos, como aplicação, laser ou até mesmo cirurgia são os adequados”, declara.

 

O tratamento cirúrgico é indicado apenas nos casos mais graves. “Quando uma veia safena, uma veia perfurante ou até uma colateral maior for comprometida, a cirurgia se faz necessária”, explica o médico. “Essas são veias de grandes calibres, em localizações mais profundas e, se tentarmos outros métodos, eles podem trazer mais complicações do que a própria intervenção cirúrgica”, conclui. “O mais importante é que o profissional explique ao paciente todos os riscos e benefícios de cada método e que juntos tomem a decisão que julguem mais segura”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sente dores nas pernas? Saiba as diferenças entre cansaço e sinais de varizes"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.