AchèAchè
search
Título

O que acontece em uma pele com acne?

Acne e manchas de pele
Pele e Beleza

Por

4 de novembro de 2023

A acne, popularmente conhecida no Brasil como “cravos” ou “espinhas”, é uma doença que atinge a pele e é muito frequente em adolescentes e adultos. Suas principais características são as erupções, vermelhidão e manchas que causam na pele de quem sofre com este problema. A dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes explica o que acontece em uma pele com acne e fala sobre o tratamento desta patologia cutânea.

Por que as espinhas aparecem?

A acne é uma doença multifatorial caracterizada pelo aparecimento de cravos e espinhas, que, dependendo da sua gravidade, causa grande impacto psicológico e social. Segundo a médica, são vários os motivos para o surgimento das indesejáveis erupções na pele: “Efeitos hormonais na produção do sebo, genética, resposta inflamatória, presença de bactérias e dieta hiperglicêmica são fatores que influenciam no seu aparecimento”.

Evitando a acne

Para evitar o surgimento da acne, não tem jeito, é preciso cuidar da pele, deixá-la saudável. E uma pele saudável é uma pele limpa. No entanto, devemos ficar atentos também à alimentação para não se deparar com surpresas indesejáveis na hora de nos olharmos no espelho: “Além de manter a pele limpa, é preciso usar produtos adequados para seu tipo de pele e ter uma dieta saudável. Se as espinhas aparecerem, um dermatologista deve ser consultado”, recomenda Ana Carolina.

Procurar um profissional especializado para cuidar da sua pele é fundamental para que o procedimento a ser realizado seja seguro e garantido: “Procure sempre um dermatologista associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) para um tratamento adequado”, alerta a especialista.

Recuperação total é possível

Como a pele influencia bastante na parte estética das pessoas, uma pergunta, muitas vezes de forma ansiosa antes e durante o tratamento, que não se cala é: “É possível ficar totalmente recuperado?”. A resposta é sim, é possível, garante a dermatologista: “Há diversas formas de recuperação. Dependendo da gravidade das espinhas, podemos recuperar a pele em sua totalidade. Em alguns casos há a formação de cicatrizes e manchas, cujo tratamento requer um dermatologista bem treinado e capacitado”.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Melasma: saiba quais são as causas e o tratamento do problema

A principal causa do desenvolvimento do melasma é a exposição solar inadequada, ou seja, sem proteção. Por isso, a forma mais eficiente e simples de evitar o problema é aplicar diariamente o filtro solar, especialmente nos horários em que a incidência dos raios ultravioleta é mais intensa e o seu contato com o sol é maior. Cuidados […]

Artigos
Como saber se uma mancha na pele é perigosa para a saúde?

Existem diferentes tipos de manchas na pele, alguns inofensivos e outros que podem indicar um quadro perigoso. As manchas mais comuns são as escuras, causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Além da tonalidade, outros sinais das manchas podem servir de alerta para indicar possíveis riscos. “No caso do melanoma, que é o […]

Artigos
Extrato de algas vermelhas: Conheça mais sobre as propriedades desse ativo que ajuda a reduzir manchas na pele

O mercado dos dermocosméticos cresce a cada dia com a descoberta de novos ativos e matérias-primas que prometem suavizar as rugas, linhas de expressão ou reduzir manchas na pele. Uma dessas novas descobertas é a Rhodophyta, gênero que compreende as algas vermelhas, que levam esse nome por apresentarem coloração avermelhada. Com aproximadamente 5000 espécies, a […]

Converse com um dos nossos atendentes