AchèAchè
search
Título

As varizes são apenas um problema estético?

Uncategorized

Por

14 de novembro de 2023

As varizes podem ser facilmente identificadas quando aparecem aqueles pequenos vasinhos vermelhos que se assemelham a teias de aranhas ou até mesmo veias elevadas na pele. Elas podem causar dores e cansaço nas pernas, mas não podem ser encaradas apenas como um problema estético. “A variz é uma insuficiência venosa crônica, ou seja, não tem cura. Sempre melhor do que tratar é prevenir o aparecimento do problema”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.
Angiologista dá dicas de como prevenir o aparecimento de varizes
Saber o que pode ser feito é de fundamental importância para manter a saúde das pernas. Para a médica, todas as pessoas deveriam seguir, pelo menos, três passos para evitar as varizes. Confira:

  • Manter uma atividade física pelo menos duas vezes por semana: a atividade física (qualquer uma), mantém a circulação ativa e fortalece a musculatura das pernas, ajudando no retorno venoso no dia-a-dia.
  • Manter o peso ideal: cada quilo a mais vai sobrecarregar as pernas e consequentemente prejudicar o trabalho das veias, aumentando a pressão sobre elas.
  • Usar meias elásticas para trabalhar: hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anticelulite. Não é necessário utilizar meias longas. A meia 3/4 (até perto do joelho), é suficiente para prevenir a doença.

Quais são os tratamentos para varizes?
As varizes podem ter vários estágios, do mais leve ao mais grave, por isso a importância de um diagnóstico do angiologista para saber qual a melhor opção de tratamento para a doença. Em alguns casos, as famosas aplicações no consultório aliadas a medicamentos, como os flebotônicos, são o suficiente para o controle da doença, mas em outros, a cirurgia é necessária. Veja a lista de opções:

  • Ablação de safenas a laser ou por radiofrequência.
  • Cirurgia de varizes convencional: na qual retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.
  • Escleroterapia com espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de “secar” qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas Safenas.
  • Microcirurgia sem bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi.

A predisposição genética é um fator de risco para o aparecimento de varizes
De acordo com a angiologista, a predisposição genética aliada a outros fatores, como trabalhar muitas horas seguidas em pé ou sentado, por exemplo, é o suficiente para dar início à insuficiência venosa. “Outros fatores que agravam o problema das varizes são: obesidade, sedentarismo, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica. A síndrome pós-trombótica nada mais é do que aparecimento de varizes, manchas na pele e edema (inchaço) nas pernas de pessoas que tiveram trombose”, finaliza a médica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes