search
Título

Varizes: problema pode voltar se o tratamento for abandonado?

Uncategorized

Por

Quadros de varizes costumam durar a vida inteira, pois a doença é considerada crônica. Portanto, o controle por meio de tratamento específico deve ser contínuo. Caso o tratamento seja abandonado, há o risco do problema voltar, não necessariamente nas mesmas veias que antes foram tratadas, mas em outras.  

Importância de manter o tratamento de varizes constante


“O problema pode voltar ou não caso o tratamento seja abandonado. A síndrome varicosa é muito associada a uma condição genética, hereditária. Então, mesmo após um tratamento de sucesso pode ocorrer o retorno das varizes. Não aquelas que foram tratadas, mas sim outras que podem se desenvolver depois que a medicação e os cuidados forem interrompidos”, explica o angiologista Jayme Ramos.

Essa necessidade de manter o tratamento sempre para controlar as varizes é a mesma observada em outros quadros crônicos, que exigem grande comprometimento do paciente. “As pessoas que sofrem de varizes devem encarar a situação como quem sofre de hipertensão, por exemplo, no sentido de necessitarem de cuidados constantes com seus respectivos problemas”.

Sintomas e tratamentos de varizes


O incômodo com as varizes costuma variar entre os pacientes, pois há
casos em que os sintomas todos aparecem e outros em que quase não há incômodo. Além das veias mais “saltadas”, pode ocorrer inchaço, dor, coceira e sensação de formigamento nas pernas. Para os que não sentem esses desconfortos, a preocupação com as varizes acaba ficando apenas na questão estética.
O tratamento das varizes pode ser clínico ou invasivo. O primeiro se baseia no uso de medicações específicas e de métodos que facilitam a circulação sanguínea nos membros inferiores, como compressão elástica, manter as pernas para o alto e sempre em movimento, praticar exercícios físicos etc. Já no segundo são utilizadas técnicas como laser, espuma densa e microcirurgia.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes