AchèAchè
search
Título

Queimação nas pernas pode ser sintoma de insuficiência venosa crônica

Meu Corpo
Pernas e Braços

Por Dr. Marcelo Zanoni

19 de outubro de 2023

Pernas doloridas e cansadas e queimação nos pés podem não ser apenas consequências de uma dia exaustivo. Junto à dor nas pernas ao deitar, esses são sintomas da insuficiência venosa crônica (IVC), doença do sistema venoso na qual as válvulas que se abrem, permitindo que o sangue suba, e se fecham, impedindo que ele volte para os pés, não funcionam adequadamente. “Ocorre o refluxo do sangue para os pés”, define o cirurgião vascular Marcelo Zanoni. “Sendo assim, a troca sanguínea é deficiente e acumulam-se substâncias da circulação nas pernas, que provocam dores, cansaço e outros sintomas”, explica o especialista.

Insuficiência venosa crônica é a mesma coisa que varizes?

O profissional explica que a insuficiência venosa crônica pode acometer as veias profundas (veias que localizam-se no interior da musculatura) e/ou o sistema superficial (veias localizadas logo abaixo da pele). “As varizes são consequências da insuficiência venosa crônica nas veias superficiais. A IVC pode acometer o sistema venoso profundo, superficial ou ambos”, explica.

Tratamentos devem ser adotados de forma conjunta

A prática de exercícios físicos pode ajudar a combater o problema, pois o fortalecimento da musculatura da panturrilha faz com que ela impulsione o sangue para o coração com mais eficácia, compensando eventuais deficiências valvulares. “O uso de meias elásticas é recomendável para quem fica longos períodos parado, seja sentado ou em pé”, diz Marcelo. Medicamentos também são eficazes no controle da doença, reduzindo a dilatação das veias e fortalecendo as paredes dos vasos capilares, reduzindo o inchaço e as dores associadas ao acúmulo de líquidos nas pernas.

Os tratamentos das veias doentes também varia dependendo do tamanho e da localização dos vasos problemáticos. “Sempre procuramos utilizar os métodos menos invasivos possíveis, que vão da escleroterapia (secagem) líquida ou com espuma densa, laser transdérmico, microcirurgia, tratamento das safenas com laser ou radiofrequência, tratamento cirúrgico convencional e está para chegar um novo método no Brasil que será baseado numa cola”, revela o profissional.

Dor nas pernas ao deitar e sensação de queimação nas pernas são sintomas comuns

A insuficiência venosa crônica se manifesta com uma série de sintomas, como:

  • Dores nas pernas, que são progressivas ao longo do dia e pioram no fim da tarde;
  • sensação de peso;
  • cansaço;
  • latejamento;

“Quando algumas toxinas se acumulam nas pernas devido às varizes e banham regiões com nervos periféricos sensitivos, estes passam a sofrer e provocar a sensação de calor local e queimação, assim como ardência e hipersensibilidade, que podem piorar nos dias de mais calor e, no caso de mulheres, próximos ao período menstrual”, explica o médico.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
insuficiência venosa crônica
queimação nas pernas
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Varicorragia: As varizes podem estourar? Quais são os riscos?

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que causam dor e podem até mesmo interferir na autoestima. Entretanto, os riscos provocados por esse problema vascular podem ser ainda maiores: é possível que elas estourem. Este problema é chamado de varicorragia. Como lidar com uma variz estourada? O que fazer para evitar esse acidente? A angiologista […]

Artigos
Dor nas Pernas: Causas e Possíveis Tratamentos

A dor nas pernas é um sintoma comum que pode afetar pessoas de todas as idades. Ela pode variar de leve a intensa, constante ou intermitente, afetando negativamente a qualidade de vida. Compreender as possíveis causas desse sintoma é o primeiro passo para encontrar alívio e tratamento adequado. Neste artigo, exploraremos algumas das causas mais […]

Artigos
Entenda as Possíveis Causas de Inchaço nos pés

O inchaço nos pés, também conhecido como edema, é um problema comum que afeta muitas pessoas em algum momento de suas vidas. Embora seja frequentemente benigno, pode ser um sintoma de várias condições subjacentes, algumas das quais podem ser graves. Neste guia completo, exploraremos  diversas causas e forneceremos informações essenciais para ajudar a compreender e […]

Converse com um dos nossos atendentes