search
Título

Varizes: por que a doença causa sensação de queimação nas pernas?

Uncategorized

Por

As varizes são veias que se deformaram e incharam devido a problemas na circulação sanguínea. Elas nem sempre se resumem a questões estéticas, podendo ser, na verdade, um problema de saúde que requer cuidados médicos. Um dos sintomas da doença é a sensação de queimação nas pernas, um dos locais mais afetados pelas varizes.

Queimação nas pernas é causada pela dilatação das veias


“A queimação, a dor, o cansaço e a sensação de peso são
sintomas causados pela dilatação das veias“, afirma o angiologista Ricardo Nobili. A dilatação, por sua vez, causa repercussões inflamatórias na região afetada. Dependendo do grau das varizes, alguns pacientes podem não sentir nada, enquanto outros podem se queixar até de coceira, inchaço das pernas e mudanças no tom da pele.
O incômodo tende a piorar no fim do dia, depois de o paciente permanecer em pé ou sentado, em uma mesma posição, durante muitas horas. No caso das mulheres, os sintomas podem se agravar também na gravidez e no período menstrual. Por isso, é importante conversar com o médico e esclarecer qualquer dúvida sobre tratamento e prevenção.

Natação e hidroginástica são recomendadas para diminuir os sintomas das varizes


“Para melhorar os sintomas, devemos fazer atividades físicas regularmente, como caminhadas, hidroginástica e natação, e manter o peso dentro dos padrões de normalidade”, aconselha o especialista. Os exercícios físicos mantêm o corpo em movimento e estimulam a circulação do sangue.

Outra atitude importante para aliviar a queimação nas pernas causada pelas varizes é repousar com os membros inferiores elevados ou mantê-los para cima sempre que possível, o que ajuda ainda a evitar complicações. O uso de meias elásticas, assim como o uso de medicações específicas, também pode ser indicado por um angiologista.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes