A gravidez é uma época da vida da mulher que requer muitos cuidados, não apenas com o bebê em formação, mas também com a própria saúde. A gestação possibilita o aparecimento e a piora das varizes nos membros inferiores. Durante este período, o aumento da quantidade de sangue circulando no organismo e o aumento do peso corporal ajudam a sobrecarregar o trabalho das veias.
Peso do bebê pode piorar sintomas das varizes na gestação
“O útero aumenta de tamanho e passa a comprimir as veias do abdômen e da região pélvica, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Ocorre também, nesse período, o aumento do hormônio progesterona, que dilata as veias, além do peso do bebê, que influencia na sobrecarga sobre os membros inferiores”, afirma o angiologista Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.
As mulheres que engravidam já sendo portadoras de varizes dos membros inferiores também podem apresentar piora dos sintomas durante a gravidez, como inchaço e dores nas pernas. “É no último trimestre que os sintomas são mais frequentes e algumas complicações podem ocorrer, como a trombose venosa profunda ou tromboflebites superficiais”, alerta o especialista.
Hidroginástica e pilates evitam piora de dor das varizes na gravidez
Para evitar a piora do quadro de varizes, é importante adotar algumas medidas. “A prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e tornar a gestação mais saudável, sendo uma atitude recomendável para evitar o edema e dores na gravidez. Sugerimos caminhadas, natação, hidroginástica, pilates ou bicicleta ergométrica”, aconselha o médico, que lembra que o exercício deve ser adequado ao período da gestação e ao condicionamento físico da mulher.
É necessário ainda evitar o ganho exagerado de peso, manter uma dieta com baixa ingestão de sal e tomar bastante água. Dr. Caiafa diz ainda que evitar usar roupas e sapatos apertados, não ficar de pé por muito tempo, sentando periodicamente ou deitando com as pernas elevadas, e repousar deitando de lado são as melhores formas de diminuir o inchaço provocado pelas varizes.
Foto: Shutterstock